sábado, 10 de dezembro de 2011

REAL MADRID E BARCELONA, JOGÃO HOJE


Enviado por Marcelo Alves - 
09.12.2011
 | 
22h30m

Real x Barcelona: mais um capítulo na eterna rivalidade

Real Madrid x Barcelona já é por si só um jogo que atrai muitas atenções no planeta. Mas o clássico deste sábado, às 19h (de Brasília), ganha ainda mais importância pela forma como as duas equipes se tornaram donas do futebol mundial nesta temporada que está chegando à metade. O clássico é hoje o grande jogo e mais aguardada partida de um ano em que os dois times estão sobrando não apenas no Campeonato Espanhol, mas também na Liga dos Campeões da Europa. 

Donos dos melhores jogadores do mundo atualmente, tanto o Real quanto o Barça puderam se dar ao luxo de disputar a última rodada da fase de grupos da Liga dos Campeões no meio de semana jogando com times mistos para poupar seus principais atletas para o jogo deste sábado. Enquanto um possível rival, o Manchester United, e um potencial rival endinheirado, o Manchester City, caiam na primeira fase, os dois times goleavam o Ajax (3 a 0) e o BATE Borisov (4 a 0) e encerravam a primeira fase passeando. O Real teve 100% de aproveitamento, se tornando o quinto time da história a conseguir tal feito. Já o Barça também terminou invicto, mas com cinco vitórias e um empate, tendo garantido o primeiro lugar do grupo com uma rodada de antecedência. 

Em campo, o Barcelona defende uma importante invencibilidade. Desde 2008 o time catalão não perde para o rival no Santiago Bernabéu. São cinco jogos e algumas vitórias emblemáticas como o 6 a 2 de maio de 2009 e a vitória por 2 a 0 em abril que foi decisiva para garantir o Barcelona na final da Liga dos Campeões, uma vez que o jogo da volta terminou 1 a 1. 

Coincidentemente, este período de invencibilidade é referente ao tempo em que Pep Guardiola comanda o Barcelona. Desde a sua chegada no início da temporada 2008-09, o treinador disputou 11 clássicos. Foram sete vitórias, três empates e apenas uma derrota na decisão da última Copa do Rey. Este foi o único título que o Barça perdeu para o rival no período em que levantou 12 taças (três espanhóis, duas Ligas dos Campeões, um Mundial, duas Supercopas da Europa, uma Copa do Rey e três Supercopas da Espanha, uma delas no início desta temporada justamente contra o Real). O 13º título pode vir na semana que vem. Depois do clássico, o Barça viaja para a disputa do Mundial de Clubes, no Japão.

Se o Barcelona vive um período de vantagem, o Real Madrid parece estar finalmente num momento melhor do que o rival e chega ao clássico com um ligeiro favoritismo. Líder do Campeonato Espanhol com 37 pontos, o time de José Mourinho está com uma vantagem de três pontos sobre o Barcelona, que tem um jogo a mais. Em 14 jogos, são 12 vitórias, um empate e uma derrota. O Barça tem em 15 jogos, dez vitórias, quatro empates e uma derrota, o que evidencia o pior, ou melhor, o menos brilhante, início de temporada do time sob o comando de Guardiola. 

Em 25 jogos no ano, o Barcelona tem 18 vitórias, seis empates e uma derrota. É o menor número de vitórias desde o início do trabalho do treinador, que conseguira 20 vitórias em 2008-09, 19 em 2009-10 e 20 em 2010-11. A campanha do Real Madrid na temporada é mais consistente: 18 vitórias, dois empates e duas derrotas em 22 partidas. 

No duelo de ataques e defesas, pequena vantagem do Barcelona em números absolutos: são 75 gols marcados (média de três por partida) e 15 sofridos em 25 jogos. O Real marcou 72 gols (média de 3,2 por partida) e sofreu 17.
Mas o equilíbrio que os números mostram não refletem que dentro do campo o Real Madrid tem mostrado principalmente mais consistência defensiva em jogos importantes. Isso pode fazer a diferença no Bernabéu.

Duelo de candidatos a melhor do mundo 

No banco, Mourinho e Guardiola farão novamente um duelo à parte entre candidatos a melhor técnico do mundo. Eles concorrem ao prêmio da Fifa junto com Alex Ferguson, do Manchester United. Mas é dentro do campo que o torcedor deposita as esperanças de um grande espetáculo. 

Os três candidatos ao prêmio de melhor jogador do mundo estarão jogando. No lado do Barcelona, o meia Xavi e o favorito absoluto ao tricampeonato, o argentino Lionel Messi. No Real Madrid, o craque português Cristiano Ronaldo.
Mais uma vez Messi e Ronaldo monopolizam as atenções. Os dois vêm travando um duelo para saber quem marca mais gols na temporada. Na temporada passada, eles terminaram empatados com 53 gols cada um. Neste ano, o argentino ainda está em vantagem, mas ambos têm média superior a um gol por partida. Messi marcou 27 gols em 23 jogos enquanto Ronaldo fez 21 gols em 20 jogos. Na Liga, ambos têm 17 gols e seis assistências.
O Bernabéu é um lugar especial para Messi. O craque argentino marcou sete gols no estádio e espera voltar a balançar as redes para ajudar o Barcelona a encostar no Real na classificação da Liga.
- Obviamente é muito importante conseguir um bom resultado e se isso acontecer será uma injeção de ânimo para o resto do ano – disse Messi nesta semana. – Se acontecer o contrário, não vamos ter tempo para relaxar porque virá a viagem ao Japão, que é muito importante para nós.
Xavi completa 600 jogos pelo Barça
Para o meia Xavi, a partida também será importante. Ele completa no clássico 600 jogos com a camisa do Barcelona. O jogador diz que gostaria de ver um jogo aberto, com as duas equipes jogando para frente. Em muitos clássicos nos últimos tempos, o Real tem atuado de uma forma mais defensiva.
- É sempre bom ganhar no Bernabéu e será melhor ainda se você olhar a tabela. Será um ponto de virada para nós.
Como tem acontecido nos últimos anos, na véspera do clássico Mourinho se calou. Mais uma vez a imprensa teve que ouvir as palavras do seu auxiliar, Aitor Karanka, que deu algumas dicas de como o "Special One" vai montar a equipe.
- Sabemos o sistema que vamos usar. Vamos para o jogo para ganhar. Jogaremos num 4-3-3 com Cristiano e Di Maria nos lados e Benzema e Higuaín em cima. No meio-campo, temos muitas possibilidades e vamos para ganhar – garantiu. 
- São três pontos e não vamos mudar a nossa forma de trabalhar se ganharmos, perdermos ou empatarmos - concluiu.
Real Madrid x Barcelona
Local; Estádio Santiago Bernabéu
Horário: 19h (de Brasília)
Transmissão: ESPN
Árbitro: Fernández Borbalan
Real Madrid: Casillas, Arbeloa, Pepe, Sérgio Ramos e Marcelo; Lass Diarra, Xabi Alonso e Di Maria; Cristiano Ronaldo, Benzema e Higuaín. Técnico: José Mourinho.
Barcelona: Victor Valdés, Daniel Alves, Puyol, Piqué e Abidal; Búsquets, Xavi e Iniesta; Messi, Fàbregas e David Villa. Técnico: Pep Guardiola.

Nenhum comentário: