Conheça programas que auxiliam a remover arquivos duplicados no PC
Softwares também identificam pontos de restauração criados pelo Windows.
Deixe sua dúvida ou sugestão na área de comentários.
Fazer um “faxina” no disco rígido do computador em busca de arquivos que estejam redundantes é uma tarefa dispendiosa, que requer paciência. A prática é semelhante à arrumação de um armário. Você precisa checar cada item e reorganizá-los para facilitar a localização. Além disso, geralmente, um boa varredura e remoção de arquivos desnecessários libera um bom espaço no HD ou, pelo menos, auxilia a colocá-los em ordem.
A coluna de hoje apresenta dois programas para o sistema operacional Windows (XP, Vista, Seven), com a finalidade de pesquisar e identificar todos os tipos de arquivos que possam estar duplicados no HD. Além de permitir que o usuário faça a remoção dos dados indesejados, também é possível identificar pontos de restauração criados pelo Windows para que, em caso de instabilidade, o sistema possa ser restaurado pelo aplicativo.
Músicas repetidas
Para verificar se você está com músicas repetidas, um programa interessante é o Similarity. Através dele, é possível pesquisar em todo o HD ou em uma pasta específica. Após marcar a opção de local para que o programa faça a busca, clique no botão semelhante a de um player com a opção marcada em Find duplicates.
Após a varredura, o programa irá exibir quais músicas foram encontradas em duplicidade. Mesmo que o programa encontre arquivos idênticos, mas com qualidades diferentes, é possível identificá-los e remover os que você escolher.
O Similarity suporta os principais formatos de arquivo de áudio (MP3, AAC, M4A, WMA, OGG, WAV, FLAC, MACACO, WV e MPC). É possível pesquisar em outros computadores que tenha os diretórios compartilhados. Mas vale salientar que o recurso de pesquisa em rede encontra-se no estágio de beta, o que pode ocasionar travamentos ou pesquisas imprecisas. Para remover os arquivos que estão sobrando, basta clicar sobre ele com o botão direito do mouse e ir na opção Delete.
Qualquer formato de arquivo
Evitar o acúmulo de arquivos desnecessários é uma prática que não se restringe apenas a arquivos de áudio, imagens, textos, instaladores de programas. Quando redundantes, podem ocupar um espaço enorme em seu HD. Para verificar a existência de arquivos em qualquer formato, o programa ideal é o Auslogics Duplicate File Finder. Ele tem funcionalidades semelhantes às disponíveis no Similarity, porém abrangente a arquivos de qualquer extensão.
Após definir o tipo de arquivo que o programa deverá verificar, clique em Pesquisar. O processo de verificação varia conforme o tamanho da pasta pesquisada, assim como a quantidade de arquivos avaliados. Ao término da verificação, o programa irá exibir uma listagem e será através dela que o usuário poderá selecionar os arquivos para remoção.
Além de fazer a verificação e listagem dos arquivos que estão sobrando, também é possível identificar os pontos de restauração do Windows, assim como os backups existentes através do Centro de Recuperação. Para esse funcionalidade, o usuário deverá ter criado previamente os arquivos de segurança.
A vantagem do Auslogics Duplicate File Finder em relação ao Similarity deve-se ao fato de possuir suporte de idioma português e não se restringir a apenas um tipo de arquivo.
* Ronaldo Prass é programador de sistemas sênior e professor de linguagens de programação em cursos de extensão universitários. É ao mesmo tempo um entusiasta do software livre e macmaníanco. Nem por isso deixa de conferir o que está rolando nas outras tecnologias. Na coluna “Tira-dúvidas”, ele vai dar dicas para tornar o uso do computador mais fácil e divertido, além de responder as dúvidas dos leitores na seção de comentários.
Nenhum comentário:
Postar um comentário