sexta-feira, 8 de junho de 2012

PRÉDIOS TORTOS - BALANÇA MAS ...




Estudo aponta que prédios de Santos têm inclinações de até 1,80 metro


Prefeitura vai chamar para uma reunião os responsáveis pelos prédios.
Após estudo de laudos técnicos mais específicos, será definido se há risco.

Do G1 Santos


A Prefeitura de Santos, no litoral de São Paulo, fez um levantamento e verificou que 65 prédios localizados na orla da praia, têm entre meio metro e 1,80 metro de inclinação, esse desnível é considerado grave.
Quem mora em prédio torto já se acostumou. No apartamento do professor Bio Ungaretti, o morador fez adaptações para viver melhor: como as portas fecham sozinhas, o piso do banheiro foi nivelado e os pés da cama ganharam um apoio. "Eu nem moro em prédio torto, moro em um prédio normal, tranquilo, porque a gente acostuma né". afirma o professor.
O prefeito da cidade João Paulo Tavares Papa resolveu marcar uma entrevista coletiva nesta tarde, para esclarecer o assunto. A prefeitura vai chamar para uma reunião os responsáveis por esses 65 prédios, vai exigir laudos técnicos mais específicos e só depois desses estudos é que será definido se há algum risco.
"Esse tipo de problema decorre muito lentamente, o entortamento de um edifício se dá ao longo dos anos, até ele entrar em uma faixa de risco, de insegurança, é muito lento, não é de um dia para o outro que um prédio vai cair", afirma o engenheiro Marcelo Racca.
"Toda a responsabilidade de reforma e reconstrução estrutural é dos proprietários. Nós estamos procurando radiografar e delimitar onde está o problema, que está claramente identificado com a orla da praia e criar meios, incentivos e assessoramento técnico para que os investimentos necessários sejam feitos", afirma o prefeito João Paulo Papa.
Um desses famosos prédios tortos foi nivelado no início do ano passado. O bloco B do edifício Lucio Malzoni, construído em 1970, tinha 1,70 metro de inclinação, o prédio mais torto atualmente esta localizado no canal 4 , com um desnível de 1,80 metro.
Moradores de vários prédios já estão discutindo o assunto: "Tem que ter um projeto conjunto entre as comunidades, a prefeitura, o governo do estado e os moradores", reclama o consultor José Bianchini.

Nenhum comentário: