quinta-feira, 28 de junho de 2012

NHÁ CHICA É BEATIFICADA


Religião

Vaticano aprova beatificação da brasileira Nhá Chica, filha de escravos

Reconhecimento é o primeiro passo para mulher ser considerada santa

Altar com imagens de Nhá Chica cuja beatificação foi autorizada pelo papa
Altar com imagens de Nhá Chica cuja beatificação foi autorizada pelo papa (Divulgação)
O papa Bento XVI autorizou a beatificação da brasileira Francisca Paula de Jesus, mais conhecida como Nhá Chica, considerada, no século XIX, uma santa em vida por sua defesa dos mais pobres, indicou nesta quinta-feira o Vaticano.
A data da cerimônia ainda não está definida. O anúncio foi feito pelo gabinete de imprensa de Santa Sé, que divulgou a lista com os decretos assinados pelo papa. O documento cita, sem dar detalhes, um milagre ocorrido por intercessão da brasileira.
Nascida em 1808 na cidade de São João Del Rei, em Minas Gerais, Nhá Chica, que era filha de escravos, ficou órfã aos dez anos e dedicou toda a sua vida à caridade. Era considerada "a mãe dos pobres", segundo sua biografia oficial. Ela morreu no dia 14 de junho de 1895, sem nunca ter pertencido a uma organização religiosa.
Em 1991, o Papa João Paulo II concedeu a ela o título de "Serva de Deus" e desde 2007 a Congregação para as Causas dos Santos do Vaticano examinava um milagre, que foi aprovado por Bento XVI.
Processo - A beatificação é um passo para decisivo para uma pessoa ser considerada santa. Antes da canonização, porém, um segundo milagre tem de ser reconhecido.
Segundo a imprensa especializada, o milagre aprovado foi a cura inexplicável da professora Ana Lucia Meirelles Leite, de Caxambu, que sofria de uma cardiopatia congênita. Ela se livrou do problema em 1996 sem a necessidade de intervenção cirúrgica.
A igreja brasileira registrou milhares de graças alcançadas por meio da intercessão de Nhá Chica, afirma a mesma fonte, e acrescenta que em 2010 seus devotos, entre eles o escritor Paulo Coelho, celebraram os 200 anos do batismo da mulher.
(Com agência AFP)

Nenhum comentário: