domingo, 17 de junho de 2012

DAILOR VARELA, O ETERNO POETA


Morre o poeta, escritor e jornalista Dailor Varela

Publicação: 17 de Abril de 2012 às 00:00

O poeta, escritor e jornalista Dailor Varela (1945-2012), uma das cabeças pensantes do movimento Poema/Processo, goiano de nascimento e potiguar "por tradição e raízes familiares", faleceu neste domingo (15), em um hospital da cidade de São José dos Campos (SP), após quase um mês em coma devido um acidente vascular cerebral (AVC) sofrido em março. Radicado em São Paulo desde a década de 1970, Dailor foi sepultado na tarde de ontem, em Monteiro Lobato, município do interior paulista onde viveu por mais de 20 anos.

Escreveu seus primeiros versos aos 16 anos, influenciado pelo romantismo de Castro Alves e João Cabral de Melo Neto, e aos 22 participou ativamente do movimento que desconstruiu a palavra no verso juntamente com Moacy Cirne, Falves Silva, Anchieta Fernandes e Nei Leandro de Castro. Jornalista e cronista, começou a publicar seus pensamentos aqui mesmo nesta TRIBUNA DO NORTE ainda na década de sessenta, onde ajudou a criar um suplemento literário que estamparia poemas concretos e experiências visuais.

Há dois anos, concluiu a obra "P.U.L.S.O.S.", que o próprio considerou como "seu provável último livro de versos" - pretendia se dedicar a outros estilos. "Após 10 dias no hospital, o diagnóstico era de que ficaria com sequelas na fala e na locomoção. Chegou a ficar acordado, antes de ficar em coma induzido, mas não conseguiu falar. Nos últimos tempos seu único sonho era publicar o livro", relatou Máh Luporini, filha de Dailor, à imprensa de São José dos Campos, onde o escritor estava internado. A publicação do livro passou a ser sua principal missão.

Autor de 14 livros, Dailor mudou-se para São Paulo nos anos setenta, onde trabalhou na revista Veja e no jornal Folha de São Paulo, e na década de 1990 escolheu a interiorana Monteiro Lobato como sua moradia. Seu trabalho está entre os "Cem maiores poetas brasileiros do século", antologia organizada em 2001 pelo escritor e jornalista José Nêumanne Pinto, ao lado de nomes como Carlos Drummond de Andrade, Vinícius de Moraes, Cecília Meirelles, Manuel Bandeira, Mário Quintana e Augusto dos Anjos.

"Foi uma das figuras da vanguarda natalense. Além de bom poeta era um grande cronista", lembrou o jornalista Woden Madruga. "Era certamente um dos poetas mais talentosos de sua geração", complementa Tarcísio Gurgel. Como toda unanimidade é burra, Jarbas Martins arremata: "Faltava fluência em seu lirismo, mas seus insights eram fenomenais. Eu implicava com isso, tínhamos diferenças ideológicas, peguei no pé dele... coisas da juventude. Depois de maduros é que reforçamos a amizade, ele não guardava rancor de ninguém, era muito querido."


http://tribunadonorte.com.br/noticia/morre-o-poeta-escritor-e-jornalista-dailor-varela/217788

Nenhum comentário: