CNBB vai promover renovação das paróquias pelo Brasil
Reportagem de VEJA desta semana revela que documento aprovado em conferência prevê mudanças drásticas em um dos pilares da religião católica
Adriana Dias Lopes, de Aparecida
UM PASSO ADIANTE - Bispos brasileiros sugerem mudanças no perfil das paróquias. Na foto, eles aparecem em missa no Santuário de Aparecida (Paulo Giraldi/CNBB)
O clero brasileiro acaba de tomar uma medida exemplar na Igreja Católica. Em reunião a portas fechadas ocorrida no último dia 16 durante a 51ª Assembleia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), 361 bispos aprovaram um documento com propostas contundentes de mudanças no exercício do catolicismo e no perfil de um dos pilares mais sólidos da religião - as paróquias. Intitulado “Comunidade de comunidades: uma nova paróquia”, o texto sugere alterações dos mais diferentes aspectos. Do tempo de duração das homilias ao horário das missas. De como receber bem aqueles que não se encaixam nos sacramentos à maneira como o padre deve evangelizar. Afirma dom Sérgio Castriani, arcebispo de Manaus e presidente da comissão que elaborou o tema: “As paróquias precisam de uma renovação urgente. Elas devem ser um lugar de acolhida, orientação e ajuda espiritual. Para muitos, no entanto, são vistas apenas como prestadoras de serviços religiosos ou um lugar para cumprir preceitos”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário