sábado, 2 de junho de 2012

HUGO CHÁVEZ E O CÂNCER RABDOMIOSSARCOMA


Hugo Chávez estaria tomando remédio cem vezes mais forte que morfina


Droga ajuda a aliviar dores provocadas pelo câncer que está se espalhando por seus ossos

Publicado:
Atualizado:




Hugo Chávez, que fez a primeira aparição pública neste sábado após meses, precisa de remédio cem vezes mais forte que a morfina, diz jornal espanhol
Foto: Reuters



Hugo Chávez, que fez a primeira aparição pública neste sábado após meses, precisa de remédio cem vezes mais forte que a morfina, diz jornal espanholREUTERS
RIO - O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, que fez sua primeira aparição pública em meses neste sábado, está tomando (*)  fentanil, um remédio cem vezes mais forte que a morfina, para aliviar as dores que o avanço do câncer em seu ossos estaria provocando, informa reportagem publicada no jornal espanhol "ABC". Os médicos também estariam dando bisfosfonato a Chávez, para combater o avanço da metástase, e corticoide, para aliviar os efeitos colaterais da radiação e da quimioterapia. As informações publicadas pelo jornal espanhol são baseadas num comunicado de inteligência, ao qual o “ABC” teve acesso, elaborado a partir das determinações médicas da equipe que atende o presidente.
As fontes confirmam que Chávez sofre de um rabdomiossarcoma, tumor maligno dos músculos que são ligados aos ossos, que estão com metástase. Parte da equipe estima, de acordo com o informe de inteligência, que, se não houver uma recaída inesperada, o presidente poderia chegar às eleições venezuelanas, que ocorrem no dia 7 de outubro. Em todo o tratamento, no entanto, teriam ocorrido diversas recaídas. Além disso, "o câncer continua se espalhando pelos ossos", afirma o documento.
Chávez apareceu pela primeira vez em público neste sábado desde abril, após uma reunião com uma delegação do governo bielorrusso. Na últimas semanas, ele apareceu na televisão presidindo reuniões de ministros, sentado em uma mesa, mas a imprensa não teve acesso ao encontro.
- Eu tive o grande prazer de receber a visita da delegação da República da Bielorrússia, o vice-primeiro-ministro e sua equipe, e tenho o prazer de anunciar que o presidente, o (Alexander) Lukashenko, decidiu vir ao nosso país - disse Chávez em pé, vestido de azul.
Chávez, que estava inchado, caminhou até a porta da sede do governo, mostrou o binóculo que ganhou dos bielorrussos e anunciou planos que estão em andamento.
O tratamento que é feito por meio de visitas contantes a Cuba inclui radio e quimioterapia. Os efeitos da radiação, fortes dores e grande ansiedade, "são especialmente preocupantes e, em algum momento, seu corpo não poderá mais suportá-los", segundo o documento. Os procedimentos são para "enfrentar a extensão do câncer, não para erradicá-los".
O medicamento é aplicado através de um procedimento simples que introduz a substância no sangue através da pele. Os instrumentos usados são muito discretos e ficam sob a roupa, não sendo visíveis quando o presidente aparece em público. Também muito discretas são as fraldas que Chávez tem que usar com frequência por não poder controlar suas funções fisiológicas.
O informe diz ainda que os médicos cubanos que cuidam de Chávez não estariam comunicando a ele toda a gravidade de sua situação, preferindo uma versão mais otimista sobre os resultados das intervenções. O objetivo, mais do que político, seria aumentar a confiança de Chávez em sua luta contra a doença.
(*) - O fentanil é um fármaco do grupo dos opióides, que é usado no tratamento dador. Tem acções semelhantes à morfina.

[editar]Usos terapêuticos

O fentanil por via intravenosa é usado extensivamente para anestesia e comoanalgésico , sobretudo em procedimentos no bloco operatório e em unidades de cuidados intensivos. É administrado frequentemente em associação com um benzodiazepínico, como o midazolam ou o diazepam para sedação em procedimentos endoscópicos,radiológicos ou dentários.
  • É usado no tratamento da dor crônica em casos de câncer. Especialmente se o doente já desenvolveu tolerância aos opióides. Autores defendem que não há opióide mais potente que o Fentanil no controlo da dor oncológica o que o torna numa primeira escolha para estas situações clínicas.
  • Dor aguda grave
  • Anestesia como adjuvante de anestésico mais potente.
  • É por vezes usado como droga ilegal de abuso. Efeito semelhante à heroína. Ver opióides.
  • Administra-se geralmente por via parentérica, podendo também ser intradérmica ou através de aerossois.
  • Wikipédia



Nenhum comentário: