domingo, 17 de junho de 2012

COLECIONADORES DE ROLHAS (O JOIO E O TRIGO) - CANDITADOS À PREFEITURA DE S. JOSÉ DOS CAMPOS/SP


NOSSA REGIÃO
Jornal O VALE
June 17, 2012 - 03:34

Amor a S. José e ao vinho une Blanco e Carlinhos

Cotidiano - Alexandre Blanco fazendo café
M.Almeida/O VALE
Carlinhos Almeida tomando café
Arquivo/O VALE
Semelhanças param por aí; pré-candidatos do PSDB e do PT ao Paço têm temperamentos distintos
Filipe Manoukian
São José dos Campos

Ambos se dizem amantes do vinho --tanto é que colecionam centenas de rolhas em suas casas. Em comum, também, a vontade de assumir a administração de São José, o sexto maior PIB (Produto Interno Bruto) do Estado, avaliado em R$ 20,7 bilhões em 2011.
Os dois também pregam a importância de políticas para melhorar a qualidade de vida das pessoas. E só. As semelhanças terminam por aí.
Alexandre Blanco, pré-candidato a prefeito pelo PSDB, e Carlinhos Almeida, pré-candidato ao Paço pelo PT, possuem perfis bem diferentes.
As divergências começam pelas referências políticas. Blanco se espelha nos ex-governadores Franco Montoro e Mário Covas --ícones tucanos.
“Eu gostava do jeito que ele falava, de ser ético, firme em suas posições. Ele ia numa linha só, tinha personalidade”, afirma Blanco, sobre Covas.
Carlinhos, por sua vez, vê no ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o maior símbolo petista, sua inspiração.
“Faço parte do campo político que dá sustentação ao governo Dilma, que considero uma liderança exemplar porque está sabendo dar continuidade aos projetos do presidente Lula”, diz Carlinhos.

Tucano. A história de vida e o comportamento dos ‘prefeituráveis’ também caminham por veredas diferentes.
Casado, aos 38 anos e sem filhos, Blanco nasceu e foi criado na região central de São José. Sua família paterna, de origem libanesa, foi responsável por lotear o São Dimas.
Hoje, Blanco mora na Vila Adyanna. Sua rotina começa cedo, às 7h, quando caminha aos arredores do Parque Vicentina Aranha. O resto do dia é dividido entre o pai, Michel Neme, 65 anos, com quem almoça diariamente, e reuniões para discutir a candidatura.
Apesar da paternidade política vir do padrasto, Emanuel Fernandes, o pai não deixa de palpitar e aconselhar o filho.
“São absurdos alguns dos salários públicos”, alfinetou Neme durante um almoço. Blanco concordou. “O funcionalismo público precisa mesmo de um teto.”
Sem experiência nas urnas, Blanco ainda se mostra desconfortável ao assumir a responsabilidade de dar continuidade aos 16 anos de governo tucano em São José.
Aos que o abordam, há um nítido esforço para se mostrar atencioso. Internamente, a briga é para não soar arrogante.
“Ele sempre foi muito perfeccionista, chega a ser chato. A personalidade dele é muito forte”, diz Neme sobre o filho.

Petista. Já Carlinhos é conhecido como calmo. Enquanto oposição, alguns dizem que o petista deveria ser mais ativo. Outros o defendem. “A capacidade de diálogo dele é exemplar”, define o vereador Wagner Balieiro (PT).
Carlinhos foi três vezes vereador em São José, duas vezes eleito deputado estadual e hoje tem uma vaga na Câmara dos Deputados. Nas duas vezes que disputou o Paço, porém, saiu derrotado.
A experiência política lhe deu a alcunhas de “exímio negociador” e “o articulador”.
Nas ruas, contudo, a característica mais marcante do petista é a timidez.
Aos 48 anos, Carlinhos é casado com a vereadora Amélia Naomi (PT). Veio a São José com 1 ano, cresceu na zona norte --o pai era funileiro e mecânico-- e hoje mora no Jardim Esplanada.
Divide seu tempo entre São José e Brasília, onde trabalha de terça a quinta-feira.

Por que eu quero ser prefeito de São José?
São José dos Campos

Um prega a construção de um governo voltado ao desenvolvimento das pessoas. O outro quer uma cidade mais pujante, com novos investimentos e empregos e, também, foco no social.
Alexandre Blanco (PSDB) e Carlinhos Almeida (PT) também pensam o futuro da cidade de forma diferente.
“Acho que nos próximos quatro anos dá para a gente avançar mais na parte de desenvolvimento das pessoas, que é você aumentar a inclusão, olhar de forma mais sensível para as pessoas e para a diversidade, olhando questão da vulnerabilidade”, diz Blanco. “Uma cidade com mais oportunidades, valorizando o dom, o talento das pessoas.”

Do outro lado. Principal bandeira do PT, o social também tem espaço nas políticas de Carlinhos, mas vinculado a outros dois eixos. “(Quero) uma cidade com um patamar superior de desenvolvimento econômico, educacional e social.”
“Precisamos atrair novos investimentos que gerem empregos e implantar políticas inovadoras nas áreas da educação, saúde, transporte, habitação e segurança”, afirma o petista.
Bom dia à todos!!! Estamos diante de dois candidatos, entre os "outros", de maior tendência a se tornarem prefeito desta cidade, com um diferencial, dos demais, são amantes do bom vinho, pois condições para isso têm, sangue de boi nem pensar e colecionadores de rolhas., possuem a síndrome de colecionarem rolhas! Que coisa mais interessante, são colecionadores de rolhas! Em um pais que se colecionam escândalos sobre escândalos, colecionam-se contas em ilhas suspeitas, colecionam-se habeas-corpus, colecionam-se cheques e outras coisas mais, temos dois candidatos que colecionam rolha, gostam de café e um tem tendência a uma marca de refrigerante. E o povo com isso? O povo quer saber o que estes pseudos enólogos pretendem fazer no papel, nada verbal, pois comumente não cumprem, temos diariamente provas desta atitude. Todos tem um discurso vago, tipo bagre ensaboado, " não me comprometam..." Pobres eleitores, mas teremos que saber escolher, tem muito joio candidato e quase nenhum trigo. Parábolas da Bíblia - A ilustração do joio 24-27 Esta foi outra comparação que Jesus usou: O reino dos céus é como um lavrador que semeou boa semente no seu campo. Mas uma noite, enquanto os trabalhadores dormiam, veio o seu inimigo que semeou joio entre o trigo. Quando a seara começou a crescer, o joio cresceu também. Os homens daquele lavrador vieram dizer-lhe: 'Senhor, o campo onde semeaste aquela semente escolhida está cheio de joio! 28 'Foi obra de algum inimigo , explicou ele.'Queres que arranquemos o joio? , perguntaram os homens. 29-30 'Não. Se fizerem isso, estragam o trigo. Deixem ambos crescer juntos até à colheita, e eu direi aos ceifeiros que tirem primeiro o joio e o queimem, e que metam o trigo no celeiro.
Comentado por Alvaro Pedro Neves Pereira, 17/06/2012 07:51

Nenhum comentário: