quarta-feira, 23 de março de 2011

Reg. Leste - Jd. Motorama - Moradores de São José acusam obra de causar rachadura nas casas



Nossa Região


RESIDENCIAL SEMILLAS






Atualizado em: 13h27min - 23/03/2011



Moradores de São José acusam obra de causar rachadura nas casas
Contrutora contesta e diz que problema já existia antes mesmo do início da construção. Laudo da Defesa Civil vai apontar as causas


Moradores do Jardim Motorama, em São José dos Campos, estão preocupados com as rachaduras que surgiram nas casas onde moram. Do chão ao teto, as frestas são tão grandes que acabaram até com a privacidade entre os vizinhos.



Os novos vizinhos nem chegaram ainda, mas o prédio em que vão morar já dá o que falar na vizinhança. Segundo os moradores, a construção prejudicou a estrutura de algumas casas. Na de Joyce, as rachaduras rasgam paredes, estão por toda parte na lavanderia. Até o chão do quintal afundou.



“Assim que começaram a construir esse prédio, minha casa começou a estremecer. Apareceu a primeira trinca e foi onde aumentou as outras. Estou com medo de a qualquer momento cair”, preocupou-se a vendedora Joyce de Souza.



Credito: Reprodução / Rede Vanguarda
Geraldo observa aflito o avanço no tamanho da rachadura na parede de sua casa
A situação de Geraldo é ainda mais grave. A ligação que existe entre a casa da Joyce e a dele bem no quintal é porque o muro dele desabou há dois meses.



Além do buraco, pelas próprias trincas é possível ver a casa do vizinho. Elas não param de aumentar. Dentro de casa, mais rachaduras. De acordo com moradores, seis imóveis da Rua das Orquídeas estão com problemas parecidos. Elas ficam nos fundos do novo prédio.



O outro lado




Segundo a Construtora Conspar, responsável pela obra, antes de erguer o prédio, técnicos da empresa estiveram nas casas para fazer um laudo de vistoria. Eles constataram que algumas delas já tinham várias rachaduras antes. “Se for confirmado por um laudo que as rachaduras foram causadas por causa da obra, logicamente a construtora responderá e estamos à disposição para conversar sobre isso”, assumiu o advogado da Conspar, Jorge Félix.



De acordo com a empresa, as casas construídas ali não tem escape para a água da chuva. Isso também pode provocar infiltração e problemas na estrutura.



Laudo



A defesa civil esteve em três imóveis e não foi preciso interditar nenhum. Pediu para que os moradores façam uma vistoria no sistema de esgoto e afirmou que só uma perícia vai determinar de quem é a responsabilidade.



"Pequenas trincas podem virar uma enorme rachadura se houver uma movimentação. Se a situação das rachaduras for antiga e progressiva, por causa de vazamento de água ou por causa da obra que causou um abalo, só a perícia vai dizer”, informou o coordenador da Defesa Civil, José Benedito da Silva.



O coordenador da Defesa Civil informou ainda que essa perícia vai ter de ser pedida pelos moradores na justiça. Disse também que outras famílias que perceberem qualquer anormalidade nas casas devem procurar a Defesa Civil pelo telefone 156. 

 ACESSAR:-
http://www.vnews.com.br/video.php?id=9832

Nenhum comentário: