Laudo confirma que unidades de suco Ades continham soda cáustica
Segundo a Vigilância Sanitária, fábrica da Unilever deve continuar fechada. Empresa pode receber multa de R$ 6 milhões
A superintendência da Vigilância Sanitária Estadual de Minas Gerais divulgou nesta sexta-feira (22) um laudo técnico sobre o lote da bebida à base de soja da marca Ades que teve problemas na fábrica de Pouso Alegre. O laudo confirma que 96 unidades foram envasadas com soda cáustica (hidróxido de sódio 2,5%) e água, por falhas mecânica e humana na fábrica da Unilever.
O laudo aponta que as falhas na fábrica ocorreram no tanque de alimentação da linha de envase. Como ele estava com estoque baixo, a máquina iniciou o processo automático de limpeza. Mas, de acordo com a investigação, o dispositivo de envase foi acionado por um funcionário e as embalagens receberam a substância de limpeza no lugar do suco.
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Segundo a Vigilância, a linha de produção deve permanecer paralisada até que sejam tomadas diversas medidas preventivas na fábrica. Entre outras coisas, a Unilever terá de fazer uma revisão completa de todos os equipamentos, sensores e software do processo de fabricação do Ades. A empresa precisará ainda aumentar o número de amostras coletadas durante o envase e alterar o período de retenção dos produtos acabados antes da liberação ao mercado. Outra exigência é a revisão e implementação de um procedimento de liberação da produção após o sistema de higienização. Por fim, a companhia precisará introduzir um dossiê diário de qualidade com a assinatura dos gerentes.
Nesta semana, técnicos da Unilever já haviam se reunido em audiência, em Brasília, com representantes da Secretaria Nacional do Consumidor e da Anvisa. Na ocasião, a empresa admitiu que houve falhas operacionais e humana e argumentou que tomou medidas para evitar novos problemas. Entretanto, isso não a livrou de responder pelo ocorrido e um processo tramita na Secretaria do Consumidor com a multa podendo chegar a R$ 6,2 milhões. Já na Anvisa, a multa pode atingir o valor de R$ 1,5 milhão.
14 pessoas tiveram problemas ao consumir o produto
Até agora 14 pessoas já tiveram problemas ao consumir o suco e esse número pode aumentar. Isso porque das 96 unidades contaminadas, menos de 50 foram localizadas e recolhidas até o momento. A Unilever divulgou comunicado informando que cumpriu todas as determinações da Anvisa publicadas nesta semana e que os demais produtos Ades não correspondentes aos lotes com as iniciais "AG" permanecerão no mercado e se encontram em perfeitas condições para consumo. De acordo com a Unilever, os consumidores afetados tiveram problemas como queimaduras na mucosa, enjoo e náusea. Mas todos já teriam recebido atendimento médico, sem que houvesse a necessidade de internação.
A Vigilância Sanitária questiona o fato de a empresa não ter notado o erro antes da distribuição do lote contaminado da embalagem de 1,5 litro do suco de maçã. A falha envolveu o lote AGB 25 envasado no dia 25 de fevereiro de 2013 com validade até 22 de dezembro de 2013.
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