'Sport é uma guerra sem tiros': Dentro das fábricas de treinamento brutal produzindo campeões chineses, alguns morrem outros ficam paraplégicos
Nade sensação Ye Shiwen e seus colegas chineses foram forjadas por meio de técnicas de treinamento muitos dizem fronteira da tortura
Ela é um normal de 16 anos de idade, que gosta de ler histórias de detetive, pintando as unhas de sua mãe e conversar com amigos em seu telefone móvel rosa.
Nadador chinês Ye Shiwen ter conquistado o ouro olímpico nas provas de medley feminino 400m individual, quebrando mais de um segundo do recorde mundial e natação 50m a última mais rápido do que vencedor dos homens - mas realmente, ela é apenas uma natural.
Essa é a história que está sendo divulgada por estatais chinesas jornais em homenagens a nova heroína nacional.
No entanto, o resto o mundo assiste a inveja como a China lidera para uma distância recorde de medalhas ... e maravilhas.
E a pergunta que muitos estão perguntando é: Como podem ser tão bom?
A resposta pode muito bem estar nos regimes de treinamento brutal jovens são forçados a seguir de volta para casa.
O verdadeiramente espantoso adolescente supermulher Ye Shiwen, cuja verdadeiramente inacreditável desempenho enviou a palavra "doping" ecoando em todo o Centro Aquático antes que ela tinha até tirado os óculos no final da corrida, certamente não é um vencedor nato.
A verdade perturbadora é que, enquanto o seu desempenho pode não ser droga melhorada, Ye Shiwen e seus colegas chineses foram fabricados como autômatos sobre uma linha de produção cínico humana, forjada por técnicas de treinamento muitos dizem que fazem fronteira com a tortura.
Nadadores, ginastas, lutadores e atletas estão todos os produtos da Máquina R $ 500 milhões mandarim - o programa governamental destinado a vomitar medalhistas de ouro olímpicos e assegurar o domínio da China mundo do desporto.
Nos últimos quatro décadas crianças tão jovem quanto seis foram testados para fitness, tamanho e habilidade como parte de um nacional "estratégia de identificação de talentos".
Com uma população de 1,3 bilhão para escolher, mais de 400.000 são selecionados e enviados para 3.000 escolas de esportes - ou campos de inicialização.
http://www.chinasmack.com/
Aqui eles são submetidos a dietas diárias de treinamento extenuante e objectiva, enquanto alguns são até mesmo dopada com injeções de hormônio.
E, separadas de suas famílias por semanas ou meses a fio, eles são doutrinados para acreditar que eles têm um único propósito - ouro vencedora.
Cada escola especializada em alguns esportes - como ginástica e ténis, mergulho ou voleibol, badminton e mesa.
Steve Roush, ex-chefe de desempenho esportivo do Comitê Olímpico dos EUA, visitou a China mais de 20 vezes em missões de averiguação.
Ele disse: "É um gasoduto como nenhum outro no mundo. A piscina atleta é tão vasta, tão vivo, com jovens talentos qualificados, que há sempre outros a romper.
"Você apenas tem que melhorar ou sair do caminho."
Os chineses insistem dia dos jovens que se dividem entre o trabalho acadêmico e de formação, mas alguns ex-alunos afirmam que simplesmente treinado, dormia e comia.
Feminino mergulhador Guo Jingjing aposentou no ano passado em 29 depois de ganhar quatro medalhas de ouro olímpicas e 17 títulos mundiais.
Ela disse que desejava "uma vida tranqüila e normal", acrescentando de forma reveladora: "Eu não quero ser um treinador. Estou tranquilo e de coração mole e não é adequado a ele.
"Você tem que ser rigoroso com os jovens atletas durante os treinos e competições e eu não podia fazer isso."
NewsCom
Guo não falar sobre seus próprios problemas de visão - há rumores de ser tão grave que ela mal podia ver a prancha como ela competiu.
O dano é dito ser causada por seu treinamento intenso. Ela começou a mergulhar competitivamente aos seis anos, antes de suas retinas foram totalmente desenvolvidos.
Sessões de treinamento do esporte escolar são geralmente envolta em segredo, mas lampejos ocasionais revelaram o assédio moral e até mesmo violência física.
No ano passado, fotos postados na internet mostraram ginastas pequenos chorando em silêncio, enquanto eles suportaram torturantes exercícios de alongamento, crianças que estão sendo feitos para fazer handstands por 30 minutos a uma hora para melhorar o equilíbrio e resistência, e sete anos de idade nadadores obrigados a fazer 20 queixo-ups , uma tarefa além de a maioria dos adultos em boa forma.
Todas as escolas são decoradas com grandes bandeiras chinesas - um lembrete de que os alunos são de propriedade nacional - e os sinais que ostentam a OURO a única palavra reforçar o seu dever patriótico.
Os treinadores ainda têm uma frase que se traduz como "bem-intencionado, chicotadas".
A maioria dos observadores estrangeiros, concedido acesso às escolas insistem que não testemunharam qualquer abuso real ou intimidação.
Mas remo olímpico herói Matthew Pinsent, que fez duas visitas ao país antes dos Jogos de Pequim, era emocionalmente despreparados para a brutalidade do regime de treinamento que ele descobriu durante uma visita a uma escola.
Pinsent, que compreende melhor do que a maioria das dificuldades, dor e sacrifícios que têm de ser suportado por um campeão olímpico, disse: "Eu não gostava da maneira como os treinadores estavam lidando com os alunos."
Sentiu-se desconfortável com a falta de sorrisos e diversão durante o treino e conseguiu falar com algumas das crianças, com idades entre cinco e 11, fora do alcance da voz dos treinadores.
Ele disse: "Os alunos admitiram que estavam ser atingido por seus treinadores.
"Depois de ouvir isso, eu falei com o chefe-adjunto da escola e disseram-me que estas coisas acontecem.
"Parece que os chineses vêem isso como parte integrante da criação de sucesso. "
Reuters
O ex-nadador Fan Hong descreveu a filosofia de seu país de forma mais sucinta. Ele disse: "esporte competitivo é a guerra sem tiros."
Histórias de abuso são comuns.
Diver Chen Ruolin competiu em Pequim, quando ela tinha 15 anos e apenas £ 10 4st - o peso de uma média de nove anos de idade.
Seu treinador ordenou-lhe que pular o jantar por um ano antes dos Jogos para ficar fino e fazer um pequeno respingo atingir a água.
E medalha de ouro vencendo weightlifter Cao Lei estava tão isolada do mundo exterior que ninguém lhe disse que sua mãe estava morrendo.
Ela só descobriu dois meses após o funeral, e nunca tive a chance de dizer adeus.
Em 2007 maratonista Ai Dongmei e dois de seus companheiros de equipa ganhou indenização do seu ex-treinador que tinha vencido regularmente e mantidos todos os seus ganhos.
E em outro caso horrendo dois anos atrás, um jogador de futebol foi chutado no peito por se atrever a pedir o seu treinador o que ele tinha tempo para começar a treinar no dia seguinte.
Ele caiu, bateu a cabeça e morreu.
O treinador tem três anos de prisão por homicídio e funcionários constrangidos insistiu que o uso da violência não foi tolerada.
Foi na década de 1980, após décadas de deafeat humilhante pelos americanos, que a China adotou a formação Guerra Fria controverso regimes utilizados pela União Soviética e os Estados-bloco de Leste.
Inevitavelmente, logo foram perseguidos pelas linhas de doping com escândalos ao longo dos anos 1990 e 2000, incluindo a descoberta, em 1998, de 13 frascos de um hormônio de crescimento humano, o suficiente para abastecer toda a equipe - na kitbag de um nadador do sexo feminino que foi revistado no aeroporto de Sydney .
Em 2006, o Liaoning Anshan Atletismo Escola foi encontrado para ser doping alunos desavisados tão jovem quanto 15 com testosterona.
AP
Mas agora as performances super-humanos do Team China 2012 aumentaram as especulações sobre uma nova forma de melhoria de desempenho com ecos sinistros de políticas da Alemanha nazista de eugenia - o doping genético
Os cientistas dizem que é teoricamente possível interferir com DNA humano para aumentar a potência e resistência.
Bioeticista Andy Miah disse: "Se um atleta geneticamente modificado ganha a corrida de 100m no Jogos de Londres 2012, nós não sabemos - pelo menos não imediatamente.
"Em alguns anos, um teste pode mostrar que o doping genético ocorreu e nós teremos que enfrentar a possibilidade de retrair algumas dessas medalhas."
O doping genético pode ver atletas injetáveis DNA lab-fabricados em seus corpos através de uma transportadora, como um vírus, para estimular a produção de músculo-crescimento hormônios ou células vermelhas do sangue que o oxigênio de transporte para os músculos.
Don Catlin, um médico que ajudaram a montar o laboratório de testes primeira droga nos Estados Unidos, disse: "Você poderia ter uma verdadeira atleta, desenvolvido e mexer com seus genes para torná-los mais fortes e melhores.
"Eu não sei o que está acontecendo, mas, novamente, ninguém vai me ligar e me dizer.
"Estamos preocupados com isso porque é uma possibilidade teórica. Sabemos que as pessoas vão experimentá-lo e, provavelmente, estão tentando isso. "
A Agência Mundial Anti-Doping acrescentou o doping genético à sua lista de substâncias proibidas e métodos de treinamento em 2003, e gastou milhões de dólares no desenvolvimento de um teste.
Mais de 6.000 amostras de sangue e urina devem ser tomadas nos Jogos Olímpicos de Londres e agora pode ser mantido por até oito anos para testes retrospectivos.
Uma dessas amostras pertence à Shiwen Ye incrivelmente talentoso.
Leia mais sobre Ye Shiwen em Londres 2012
Nenhum comentário:
Postar um comentário