ciência e tecnologia
04/03/2011 - 12:06 - Atualizado em 04/03/2011 - 12:12
Missão Glory, da NASA, falha logo após o lançamento e satélite se perde no Pacífico
Compartilhe7
O Glory estudaria como o Sol e partículas suspensas na atmosfera influenciam as mudanças climáticas da Terra. Missão falhou cerca de três minutos após o lançamento do foguete
Redação Época
No final do ano passado, a Agência Espacial Norte-americana (NASA) anunciou que lançaria no espaço um revolucionário satélite de menos de 2 metros e apenas 25 quilos para estudar as mudanças climáticas na Terra e a energia solar. Nesta sexta-feira (4), porém, o site oficial da agência informou que a missão falhou após o foguete Taurus, que colocaria o satélite Glory em órbita, falhar e cair no meio do oceano Pacífico.
Segundo a nota divulgada pela NASA, houve um problema com uma peça do Taurus que protegia o foguete e deveria, logo após o lançamento, separar-se, o que não aconteceu. Por causa da falha, o foguete não conseguiu atingir a órbita terrestre e acabou caindo em algum lugar, ainda desconhecido pelos cientistas, do oceano.
O novo satélite estudaria a forma como o Sol e pequenas partículas da atmosfera chamadas aerossois afetam o clima do planeta, e era uma das grandes promessas da agência espacial para este ano. O projeto inteiro custou cerca de US$ 424 milhões, e deixaria o satélite em órbita por pelo menos três anos.
Para o início da tarde desta sexta-feira está prevista uma coletiva de imprensa da NASA para explicar, com detalhes, o que aconteceu e como serão encontradas as máquinas no Pacífico. Abaixo, você confere o vídeo que ÉPOCA publicou em novembro de 2010 mostrando o que seria o satélite, como ele funcionaria e que tipo de estudos realizaria.
Nenhum comentário:
Postar um comentário