quarta-feira, 24 de abril de 2013

RECUPERAÇÃO DE ARQUIVOS


Conheça programas que auxiliam a recuperar arquivos excluídos

ter, 23/04/13

por ronaldoprass |
categoria Coluna


Para obter sucesso na recuperação de arquivos após a sua remoção o ideal é recorrer a programas o mais breve possível.
Com os problemas ocorridos depois da atualização de segurança no Windows 7, muitos usuários se precipitaram e acabaram formatando sem necessidade o computador. Segundo a Microsoft, não havia necessidade.
Nessas circunstâncias, arquivos importantes podem ser deletados acidentalmente (mesmo que o HD não seja formatado) e as consequências da perda são semelhantes.
Nessa coluna irei apresentar programas que auxiliam na recuperação de arquivos do HD, pen drives, cartões de memória, mesmo após terem sido formatados.
Vale salientar que o funcionamento desse tipo de programa é satisfatório, mas alguns arquivos podem não ser recuperados. Para que ele tenha maior eficácia, o ideal é recorrer a ele assim que tenha sido constatada a remoção acidental dos arquivos .
Os programas
Recuva: bom para o Windows
Esse é um dos melhores programas de recuperação de arquivos para o sistema operacional Windows. O seu instalador pode ser baixadoaqui. Para iniciar a recuperação com o Recuva, basta indicar o dispositivo de armazenamento que deverá ser percorrido em busca de arquivos removidos.
Após a varredura, será exibido uma lista com os arquivos encontrados e indicada a possibilidade de recuperá-los através de status; “State”.
Arquivos totalmente íntegros são marcados como “Excellent”; “Poor” significa que partes deles poderão ser perdidas na recuperação; e “Very Poor” equivale a dizer “dados irrecuperáveis”. Também é possível recuperar músicas deletadas acidentalmente em iPods.
Preço: Gratuito
O Pandora Recovery se destaca pela eficiência e facilidade de uso. 
Pandora Recovery é um programa gratuito para a recuperação de todo o tipo de arquivo que tenha sido removido no PC. Ele possui uma interface muito simples de usar, extremamente
recomendado para usuários com menor experiência no uso de computadores. O seu instalador para o sistema operacional Windows está disponível neste link.
O procedimento de recuperação é semelhante ao de outros programas com a mesma finalidade: basta selecionar o destino em que a varredura deverá ser realizada, aguardar alguns minutos para o término e após selecionar na lista de resultados quais os arquivos desejados para serem restaurados.
Preço: Gratuito
DiskDigger opera no Android
DiskDigger é outra excelente opção na tentativa de recuperar arquivos que foram excluídos acidentalmente. Em testes, ele apresentou capacidade equivalente de recuperação de arquivos, se comparado com o Recuva. O seu instalador está disponível para download nesse link. Para recuperar os arquivos usando o DiskDigger, basta selecionar o local em que o processo de recuperação deverá ser executado. Ao término será exibida uma lista com os arquivos que poderão ser restaurados, basta marcá-los e em instantes eles já estarão acessíveis novamente. Entre os recursos adicionais do programa, ele oferece suporte aos sistemas operacionais Linux e Android.
Preço: $14.99

Existem outros programas semelhantes, e talvez o leitor possa considerá-los melhores. Porém, os indicados na coluna apresentaram melhor capacidade de recuperação dos arquivos em testes. Há serviços de recuperação oferecidos por empresas especializadas no procedimento de recuperação, que também podem se tornar alternativas viáveis – tudo depende da importância dos arquivos perdidos.

2 Comentários para “Conheça programas que auxiliam a recuperar arquivos excluídos”

  1. 1
    Roney Medice
    Só não ficou claro e é bom avisar que não deve ser instalado o programa de recuperação de arquivos deletados na mesma unidade onde se vai pesquisar pois durante a instalação desses programas gratuitos, arquivos deletados importantes serão apagados devido ao processo de sobrescrita nos cluster.
  2. 2
    Anna Beatriz
    Muito boa as dicas, tenho certeza que serão úteis! Obrigada pelas informações!

Nenhum comentário: