sábado, 6 de abril de 2013

MARTIN LUTHER KING E AS IMAGENS DO ASSASSINO

Divulgadas imagens do assassino de Martin Luther King

por Elisabete Silva
Imagem de um dos vídeos, de James Earl Ray a ser levado para a prisão
Imagem de um dos vídeos, de James Earl Ray a ser levado para a prisão
Ativista político morreu há 45 anos (4 de abril de 1968) e foram agora divulgadas imagens que mostram vários momentos desde a prisão de James Earl Ray até às audiências em tribunal.
As imagens foram descobertas apenas há dois anos no arquivo do xerife de Shelby County, mas devido à falta de tecnologia das autoridades de Tennessee para converter as imagens para um formato atual, os vídeos foram enviados para Nova Iorque e agora conhece-se o seu teor.
Precisamente no dia em que se cumpriu 45 anos do assassinato de Martin Luther King Jr, em Memphis, as imagens foram divulgadas online. Nelas é possível ver o momento em que James Earl Ray está no avião para ser extraditado para os EUA (foi detido três meses em Londres pela Scotland Yard), onde ouve as acusações que levaram à sua detenção, assim como os seus direitos. Ray é obrigado a vestir um colete à prova de bala, pois as autoridades queriam garantir que nada acontecesse e que chegasse ao tribunal vivo. Mais tarde é despido para ser revistado e a sua condição de saúde.
Segundo explicou à BBC Tom Leatherwood, que trabalha na polícia de Shelby County, o material para filmar foi comprado de propósito para acompanhar todos os procedimentos da detenção e julgamento de James Earl Ray. O objetivo era evitar que a defesa alegasse qualquer tipo de falha.
No entanto, Ray deu-se como culpado evitando assim ser julgado e a possibilidade de receber a pena de morte. Foi condenado a 99 anos de prisão e morreu em 1998. Tinha 70 anos.
http://register.shelby.tn.us/james_earl_ray/main.php

Nenhum comentário: