terça-feira, 24 de maio de 2011

SOCIALISMO PARA MILIONÁRIOS - BERNARD SHAW - 1901


Socialismo para Milionários

Tinha tempo que não postava sobre livros. Aqui vai a recomendação de um ótimo livro, leitura fácil, gostosa e proveitosa.

O gosto de Shaw pelos paradoxos e sua aguda ironia, que tinham sempre em mira a quebra de certezas e dogmas, chegam a um de seus pontos mais fortes neste Socialismo para Milionários, livro de 1901 que parece ter sido escrito anteontem.

Dramaturgo e pensador, Bernard Shaw foi também um estupendo polemista. Um polemista sem idéias fixas, sempre pronto para surpreender. Com isso, ele demonstrou, mais de uma vez, a fragilidade das idéias. Socialismo para Milionários é um livro que deve ser recomendado, sobretudo, aos doutrinários e aos bem-pensantes. Aos homens de princípio.

Homem extremamente pragmático, Shaw declarava-se vegetariano e abstêmio, o que ilustra seu mal disfarçado puritanismo. Sempre pronto para uma piada, contudo, ele corrigia: ''Sou abstêmio apenas de cerveja, mas não de champanhe''.

Ele foi também um esnobe. Sua fúria iconoclasta se revela, toda, neste Socialismo para Milionários, verdadeiro panfleto em que o escritor, simulando um guia de comportamento para milionários, adota o tom veemente dos discursos socialistas para defender os direitos não dos pobres, mas dos ricos. Pobres-diabos, segundo ele, homens oprimidos pela própria riqueza, cheios de remorso, incapazes de desfrutar da liberdade.

''Cheguei à conclusão de que tudo é produzido para milhões, e nada para milionários'', argumentava Shaw, dando uma estocada na sociedade de massas, que, naquele momento, começava a nascer. E se pergunta: ''Qual é a vantagem de poder pagar um sanduíche de miolos de pavão, quando só se encontram de presunto e de carne?''. Pela lógica mordaz de Shaw, a sociedade de consumo estaria despreparada para os milionários, que nela seriam marginalizados e obrigados às mais miseráveis restrições.

Para quem julga que Bernard Shaw estava apenas se divertindo, devemos recordar seus argumentos: ''A minha maneira de brincar consiste em dizer a verdade. É a brincadeira mais divertida do mundo''. Dura verdade, que nada tem a ver com a moral, ou com o correto.

Leia um trecho do Livro e pesquise preço.

Eu tenho, caso queira emprestado é só pedir


ACESSE:-

http://ironia-fina.blogspot.com/2008/05/socialismo-para-milionrios.html

Nenhum comentário: