quinta-feira, 26 de maio de 2011

JOSÉ ADAUTO VASCONCELOS, BRASILEIRO COM DNA!

26/05/2011 - 06h00
Autodidata, produtor vira inventor

AGNALDO BRITO
DE SÃO PAULO


José Adauto Vasconcelos, 58, é produtor rural em Lençóis Paulista (287 km de SP). É desses personagens de pouca prosa e avesso a retratos. Mas seus 42 anos dentro dos canaviais começam a fazer história.

Vasconcelos é um dos seis produtores rurais que criaram o primeiro consórcio de fornecedores de cana na região.

Hoje, esse consórcio controla 4.700 hectares e produz 280 mil toneladas de cana por safra.

O grupo é apontado como o melhor exemplo do modelo instituído na região.

Joel Silva/Folhapress

José Adauto Vasconcelos, 58, durante colheita de cana
A educação formal de Vasconcelos foi breve, cessou antes mesmo de completar o 1º grau, mas isso não foi impedimento para o surgimento de um talento: o de administrar canaviais.

A condição de autodidata levou-o a aguçar a intuição, e foi daí que surgiu uma invenção com potencial de reduzir o tempo e o custo para colheita da cana. Um achado, se der certo.

O implemento funciona acoplado a um trator e tem a tarefa de cortar e encostar a cana na fileira preservada em pé. A grande colhedora passa recolhendo as três fileiras.

"Uma colhedora de cana percorre 7 quilômetros num hectare. Se recolher três fileiras ao mesmo tempo, percorrerá 2,3 quilômetros na mesma área. Já testamos e funciona", diz.

Se der certo, o impacto do invento não será modesto. Aliás, também será motivo suficiente para justificar a homenagem que Vasconcelos já recebeu.

É dele o nome dado à LP 454, uma pequena rodovia municipal de Lençóis Paulista com 15 quilômetros de extensão.

Claro! A via liga um canavial a uma usina de cana.



ResponderDenuncie
Este é um brasileiro de verdade , não precisa de midia e nem de se aparecer.Enquanto querem acabar com parte dos agricultores este demonstra que o País é muito maior que Brasilia,Rio o Norte e o Nordeste.
carlos almeida (251)(08h12) há 23 minutos
facebooktwitter
0
0
ResponderDenuncie
Este é um homem que soube reinventar o tempo de sua de sua ocupação. Teve algumas restrições em sua atividade, mas encontro o time correto com sua ideia genial. Encurtar o tempo para colher as lavouras de cana, economisar em até 80% do tempo é genial. O mais importante é que ele não é Emgenheiro Doctor em qualquer Emgenharia, mas atravês de sua esperiência nos campos ele pode criar um mecanismo para dar mais modernidade na colheita de cana de açucar. P A R A B E N S a este B R A S I L E I R O.

Um comentário:

Anônimo disse...

Parabens Sr. Jose Adalto Vasconcelos, mais um brasileiro que nao precisou ser engenheiro para inventar uma maquina, enquanto muitos engenheiros por ai fica na sua propria sombra.
parabens!