A EDIÇÃO ELETRÔNICA DO © MOBRAUN - MOVIMENTO BRASILEIROS UNIDOS É REGIDA PELOS PRINCÍPIOS DO CONHECIMENTO COMPARTILHADO ( COPYLEFT), QUE VISAM ESTIMULAR A AMPLA CIRCULAÇÃO DE IDÉIAS E PRODUTOS CULTURAIS. A LEITURA E REPRODUÇÃO DOS TEXTOS É LIVRE, NO CASO DE PUBLICAÇÕES NÃO COMERCIAIS. A CITAÇÃO DA FONTE É BEM VINDA. MAIS INFORMAÇÃO SOBRE AS LICENÇAS DE CONHECIMENTO COMPARTILHADO PODEM SER OBTIDAS NA PÁGINA BRASILEIRA DA CREATIVE COMMONS. NÃO EXALTAMOS RAÇA ALGUMA COMO SUPERIOR A OUTRA.
sexta-feira, 31 de dezembro de 2010
A POSSE
Posse presidencial
Como será a posse de Dilma Rousseff
Ex-ministra assume oficialmente a Presidência da República neste sábado
Primeira mulher a vencer a disputa pela Presidência da República, Dilma Rousseff toma posse neste sábado, em solenidade realizada em Brasília. A forte presença feminina, uma novidade no protocolo do Palácio do Planalto, é um dos destaques da cerimônia.
Clique na imagem abaixo(Arte/VEJA) para saber tudo sobre o evento, do trajeto que a nova presidente percorrerá aos detalhes do vestido que estará usando e da faixa presidencial que ela vestirá. Conheça também as histórias de todas as cerimônias de posse realizadas após a fundação de Brasília.
Arte/VEJA
OLHE BEM! ÊLES IRÃO TOMAR CONTA DO SEU (NOSSO) DINHEIRO!!!
Reportagens Especiais
Reportagens Especiais
31/12/2010 - 07h00
Conheça Dilma e seus 37 ministros
Como você não será capaz mesmo de decorar o nome de todo mundo, guarde a matéria abaixo e saiba quem lidará com seu dinheiro em cada pasta do governo que toma posse amanhã (1º)
O trio econômico de Dilma: parte de um ministério que tem nada menos que 37 titulares
Rudolfo Lago
É possível que só mesmo a presidenta Dilma Rousseff seja capaz de guardar tantos nomes. O Ministério que assumirá amanhã (1º) com ela terá nada menos que 37 ministros. Vão desde nomes já bem conhecidos, como Antônio Palocci, que volta do ostracismo provocado pela quebra do sigilo fiscal do caseiro Francenildo Santos para o estratégico posto de ministro da Casa Civil, até figuras como a irmã menos ilustre de Chico Buarque, Ana de Hollanda, que assumirá o Ministério da Cultura.
Fruto da complicada e ampla composição política que apoia a nova presidenta, o novo Ministério não está ao gosto ideal nem da própria Dilma. Enquanto era formado, chegou-se a ventilar que já nascia provisório. A marca da composição política está evidente em nomes de parlamentares sem qualquer inclinação maior com as pastas que irão exercer, caso do senador Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN) na Previdência e do deputado Pedro Novais (PMDB-MA) no Turismo.
De qualquer modo, serão eles que atuarão com o dinheiro e a estrutura pública dos órgãos que passarão a administrar. E é bom conhecê-los e saber como chegaram ao posto que ocuparão.
Leia abaixo um pequeno perfil de cada um dos ocupantes do novo governo que tomará posse amanhã com Dilma. Incluindo os perfis da própria Dilma, a primeira mulher brasileira na Presidência da República, e de seu vice, Michel Temer.
DILMA ROUSSEFF
A primeira presidenta
Mineira de Belo Horizonte, Dilma Vana Rousseff nasceu no dia 14 de dezembro de 1947. Há oito anos, quando Lula tomou posse como presidente em seu primeiro mandato, ninguém apostaria no nome dela para a sucessão. Àquela altura, Dilma não tinha sequer pretensões de vir a concorrer a um cargo eleitoral, quando mais ser presidente da República. Fruto das reviravoltas provocadas pela crise do mensalão, que derrubaram os nomes mais poderosos do PT, como José Dirceu e Antônio Palocci, Dilma passou a despontar quando o presidente Lula entregou a ela o comando da Casa Civil, e com ele, a administração das principais obras e investimentos do governo no país. Batizada como a "mãe do PAC" por Lula, a administradora de face por vezes turrona foi ganhando os contornos políticos necessários para se tornar a primeira mulher brasileira a exercer a Presidência da República.
Com sua chegada ao poder, completam-se os pilares da esquerda que se uniram para combater e derrotar a ditadura militar, de 1964 a 1985. Fernando Henrique Cardoso, o primeiro deles, foi o representante da elite intelectual brasileira que se opôs ao regime militar. Luiz Inácio Lula da Silva foi o líder operário, que ruiu com o regime dos generais ao comandar as greves no ABC no final da década de 1970. E Dilma é agora a representante da luta armada, da juventude que pegou em armas para enfrentar a ditadura.
Dilma militou nas organizações clandestinas Comando de Libertação Nacional (Colina) e Vanguarda Armada Revolucionária Palmares (VAR-Palmares). Foi presa pelo regime entre 1970 e 1972, primeiramente na Operação Bandeirante (Oban) e depois no Departamento de Ordem Política e Social (Dops), em são Paulo, tendo sido vítimas de sessões de tortura.
Após ser libertada, Dilma rReconstruiu sua vida no Rio Grande do Sul, onde filiou-se ao PDT de Leonel Brizola. É no Rio Grande do Sul que seu lado de administradora pública desponta. Com a eleição do pedetista Alceu Collares para o governo do estado em 1985, Dilma torna-se secretária de Fazenda. Torna-se depois secretária de Minas e Energia, cargo que ocupa novamente no governo do petista Olívio Dutra. É quando deixa o PDT para se filiar ao PT, em 2001.
É por indicação de Olívio que ela passa a integrar a equipe de transição para o novo governo de Lula, em 2002, cuidando da área energética. Torna-se, então, ministra das Minas e Energia. Com a queda de José Dirceu, vai para a Casa Civil, de onde é catapultada, por escolha de Lula, à condição de sua candidata à Presidência em 2010. Eleita presidente, Dilma foi classificada pela revista Forbes como a 16ª pessoa mais influente do mundo.
MICHEL TEMER
De bolha a vice-presidente
Antes mesmo de tomar posse em 2003 como presidente, no processo de montagem de seu governo, o presidente Lula não escondia sua antipatia por Michel Miguel Elias Temer Lulia. O paulsta, nascido na cidade de Tietê no dia 23 de setembro de 1940 já era o presidente do PMDB, e tinha sido um dos principais artífices do apoio oficial que o partido dera ao tucano José Serra, que Lula derrotou. Comandando a transição, José Dirceu, que se tornaria o primeiro ministro da Casa Civil de Lula, desejava a formalização de uma aliança com o PMDB para o novo governo. A aliança chegou a ser anunciada, mas Lula não a quis. Preferiu estabelecer uma união informal com os peemedebistas, a ser comandada pelos senadores José Sarney (PMDB-AP) e Renan Calheiros (PMDB-AL).
À época, um ministro petista chegou a classificar Michel Temer como "uma bolha", um derrotado politicamente que se mantinha artificalmente no comando do partido e que, agora, Lula iria "estourar".
Oito anos depois, a "bolha" não "estourou". Após a crise do mensalão, e com os escândalos que envolveram os nomes dos parceiros preferenciais de Lula, Sarney e Renan, o presidente, ao final de seu primeiro mandato, acabou cedendo à ideia inicial de José Dirceu e estabeleceu uma aliança formal com o PMDB. A partir daí, Temer conseguiu unificar de uma forma nunca antes vista seu partido em torno do governo de Lula e do projeto de eleição de Dilma. Com o sucesso dessa costura, impôs-se como o vice de Dilma.
Advogado constitucionalista, Michel Temer presidiu a Câmara dos Deputados por três vezes e preside o PMDB desde 2001.Mais jovem de oito irmãos, Temer vem de uma família maronita que emigrou do norte do Líbano para o Brasil em 1925.
A ESQUADRA PETISTA
ANTONIO PALOCCI
Queda e ascensão do ministro da Casa Civil
José Dirceu morre de ciúmes. No começo do governo Lula, dois nomes despontavam como prováveis sucessores do presidente: o então todo-poderoso ministro da Casa Civil e o médico de semblante afável que ocupava o Ministério da Fazenda. Ambos acabaram sucumbindo com as crises do primeiro mandato de Lula. Dirceu como o chefe do mensalão, como é descrito no inquérito que tramita no Supremo Tribunal Federal. E Palocci acusado de ter cometido um tremendo abuso de poder: usado de suas prerrogativas de ministro para quebrar o sigilo fiscal do caseiro Francenildo Santos, que o acusava de frequentar uma casa de lobby e encontros com prostitutas apelidade de "República de Ribeirão Preto" (por reunir figuras da cidade ligadas aos tempos em que Palocci era prefeito).
Dirceu ainda responde ao inquérito. Palocci foi inocentado. Talvez por conta dessa certidão, o ex-ministro da Fazenda consegue agora voltar ao governo num posto-chave na nova era Dilma. Justamente a Casa Civil que já foi ocupada por José Dirceu. A intenção de Palocci não é, porém, repetir o estilo de superministro de Dirceu, que tentava rivalizar em protagonismo até com o próprio Lula. Dilma aposta no trânsito e na habilidade política de Palocci para conseguir, dali, neutralizar as pressões que virão da ampla base de sustentação que reuniu em torno de si. Nascido no dia 4 de outubro de 1960 em Ribeirão Preto, Palocci é médico e iniciou sua vida política na Libelu, corrente de extrema esquerda de formação trotskista que havia no PT no início da sua formação.
JOSÉ EDUARDO CARDOZO
De dissidente a porquinho
A escolha de José Eduardo Cardozo para o Ministério da Justiça é o ponto em que mais Dilma diferencia-se e afasta-se das vontades do presidente Lula. Quando Lula critica aqueles que "não defenderam seus companheiros" na crise do mensalão refere-se indiretamente a Cardozo e ao governador eleito do Rio Grande do Sul, Tarso Genro. Os dois, ao fundarem a corrente "Mensagem ao Partido", defendiam que o PT deveria esclarecer todos os pontos do mensalão, punir os responsáveis e, a partir dali, refundar-se, retornando aos seus ideais e princípios originais. A ideia não foi avante porque José Dirceu, ainda com a força que tinha no partido, conseguiu retirar Tarso Genro da presidência do PT.
Dono de excelente retórica, porém, o advogado paulista conseguiu manter-se como um dos protagonistas do partido. Na negociação para eleger José Eduardo Dutra presidente do PT, Cardozo entra na quota de sua corrente na Secretaria Geral do partido. E, dali, torna-se um dos principais cabos eleitorais de Dilma. Ao final, desponta como parte do triunvirato pricipal da presidente eleita, formado por ele, Dutra e Palocci, que ganham o apelido de "três porquinhos".
GUIDO MANTEGA
Continuidade no Ministério da Fazenda
Guido Mantega foi o primeiro ministro anunciado por Dilma. É o traço mais evidente da continuidade do novo governo com relação à era Lula. De origem italiana (nasceu em Gênova, no dia 7 de abril de 1949), Mantega sempre foi um dos principais consultores econômicos de Lula, mesmo antes de ele se tornar presidente. Inicialmente, foi ministro do Planejamento, depois presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Quando Palocci caiu por conta do envolvimento na quebra do sigilo do caseiro Francenildo, assumiu o Ministério da Fazenda. De perfil mais desenvolvimentista do que Palocci, Mantega garantiu as condições econômicas para os investimentos que Dilma fazia na administração do PAC. É essa sintonia que o mantém agora no ministério.
MIRIAN BELCHIOR
Mulher de confiança da presidente
Ex-mulher do ex-prefeito de Santo André Celso Daniel, assassinado em 2002, Mirian Belchior é o nome mais próximo de Dilma em seu ministério. Foi a ela que Dilma entregou a coordenação do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), a sua menina dos olhos nos tempos de Casa Civil. Por pouco, Mirian não foi para a Casa Civil depois que estourou o escândalo envolvendo a ex-ministra Erenice Guerra. Mirian não assumiu o posto por um ponto em comum que tinha com Erenice: depois da ministra que caía, ela era a mais próxima de Dilma e, naquele momento, não era conveniente trocar uma figura de confiança da presidenta eleita por outra.
Paulista de Santo André, nascida em 5 de fevereiro de 1958, Mirian Belchior assumirá o Ministério do Planejamento para continuar dali a monitorar as obras e investimentos do novo governo.
GILBERTO CARVALHO
A sombra de Lula e os movimento sociais
Nos oito anos em que se manteve como chefe do gabinete pessoal de Lula, Gilberto Carvalho foi uma espécie de sombra do presidente. Era o anteparo por onde obrigatoriamente tinham de passar todos os que procuravam Lula.
Ex-seminarista, formado em Filosofia e Teologia, Gilberto Carvalho vem dos braços do PT ligados à Igreja Católica. É um dos mais próximos amigos de Lula. Ao longo de sua trajetória, porém, envolveu-se em episódios polêmicos. É acusado por irmãos de Celso Daniel de comandar um esquema de propina na prefeitura de Santo André, que teria sido a causa do assassinato do ex-prefeito. No novo governo Dilma, ocupará a Secretaria Geral da Presidência, responsável pela articulação com os movimentos sociais.
FERNANDO HADDAD
Ainda ministro, apesar do Enem
Quando outra vez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deu problemas este ano, muita gente apostou que os dias de Fernando Haddad à frente do Ministério da Educação chegariam ao fim. Haddad fica, porém, no ministério. Por um pedido do próprio presidente Lula, que argumentou com Dilma que ela deveria insistir na ideia de manter essa forma nacional de acesso à universidade idealizada pelo ministro.Bacharel em direito e mestre em economia, Haddad é considerado um dos mais bem formados acadêmicos entre os quadros do PT. Na nova fase no Ministério da Educação, deverá, porém, dar mais atenção ao ensino técnico profissionalizante, uma das metas para o setor prometidas por Dilma.
PAULO BERNARDO
O coringa
O paranaense Paulo Bernardo tem sido uma espécie de coringa no governo do PT. Seu nome já foi cotado para lugares tão díspares como o Banco do Brasil e a Casa Civil. Depois da passagem pelo Ministério do Planejamento, segue para o Ministério das Comunicações, com a tarefa de discutir novos marcos regulatórios para o setor, com o desenvolvimento das novas mídias que surgiram após a era da internet.
FERNANDO PIMENTEL
O amigo de Aécio Neves
À frente do Ministério do Desenvolvimento, Fernando Pimentel poderá cumprir também uma agenda política. Apesar de petista, ele é aliado em Minas Gerais de Aécio Neves, o senador eleito que deverá se tornar o principal nome da oposição ao governo Dilma. Pimentel chegou a fazer dobradinha com Aécio em Minas Gerais. Os dois se uniram para eleger o prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda. Economista nascido em Belo Horizonte no dia 31 de março de 1951, Pimentel é um dos fundadores do PT.
ALOIZIO MERCADANTE
Prêmio de consolação
Candidato a vice-presidente de Lula em 1994, tudo indicava que Aloizio Mercadante seria um dos homens fortes do governo quando o presidente metalúrgico afinal chegasse à Presidência. Embora tenha sido sempre um político de destaque, Mercadante acabou não sendo ministro de Lula. Torna-se ministro agora na equipe de Dilma, mas talvez com menos destaque do que ele mesmo gostaria. Um dos fundadores do PT, derrotado na disputa pelo governo de São Paulo, o economista paulista Aloizio Mercadante Oliva assumirá o Ministério da Ciência e Tecnologia.
IDELI SALVATTI
Fiel aliada na pesca
Paulista de nascimento, Ideli Salvatti fez sua carreira política em Santa Catarina, na cidade de Joinville, a partir de sua atuação como professora. Fiel aliada do governo, fez uma defesa por vezes estridente de Lula no Senado. É premiada agora com o Ministério da Pesca e Aquicultura, um cargo que vem sendo da quota petista catarinense no governo.
MARIA DO ROSÁRIO
Gaúcha do município de Veranópolis, Maria do Rosário é pedagoga, especializada em violência contra crianças. É com esse currículo que ela se torna Secretária de Direitos Humanos.
ALEXANDRE PADILHA
Médico sanitarista, Padilha deixa a Secretaria de Assuntos Institucioais para assumir o Ministério da Saúde. Apesar de não ser um nome dos mais conhecidos, Padilha tem estreita ligação com o PT e com Lula. Foi coordenador das campanhas de Lula em 1989 e 1994. Padilha retorna à sua área de origem: antes da Secretaria de Assuntos Institucionais, ele foi diretor de Saúde Indígena da Fundação Nacional de Saúde (Funasa).
JORGE HAGE
O ministro seguirá na Controladoria Geral da União. O baiano Jorge Hage substituiu Waldir Pires na CGU e manteve o mesmo perfil, centrado principalmente nas auditorias feitas por sorteio nos municípios, que acabaram por ajudar a desvendar esquemas de desvio de verbas no Orçamento, como o recente caso denunciado com as verbas do Turismo.
TEREZA CAMPELLO
A economista Tereza Campello é outro nome da quota pessoal de Dilma. Ocupará o Ministério do Desenvolvimento Social, um dos carros-chefes na era Lula. Paulista de nascimento, Tereza radicou-se no Rio Grande do Sul, e ocupou cargos nas administrações petistas de Porto Alegre.
LUIZ SERGIO
O deputado do PT do Rio de Janeiro assume o cargo que era de Alexandre Padilha no Ministério das Relações Institucionais.
AFONSO FLORENCE
Deputado eleito pelo PT da Bahia, Afonso Florence não começará exercendo seu mandato. Será o novo ministro do Desenvolvimento Agrário. Historiador, é especialista nas lutas antiescravagistas ocorridas no Brasil. Foi secretário de Desenvolvimento Urbano do governo da Bahia.
ANA DE HOLLANDA
Irmã menos conhecida do compositor Chico Buarque, Ana de Hollanda comandará a pasta da Cultura.
LUÍS INÁCIO ADAMS
Continuará no cargo que já ocupava, na Advocacia Geral da União, onde substituiu o atual ministro do Supremo Tribunal Federal, Antonio Dias Toffolli.
IRINY LOPES
A deputada do PT do Espírito Santo assumirá a Secretaria de Política para as Mulheres.
OS PEEMEDEBISTAS
NELSON JOBIM
Um civil que os militares respeitam
O pefil do advogado gaúcho Nelson Jobim pode parecer excessivamente conservador para boa parte dos petistas. Ele é, por exemplo, um dos maiores obstáculos dentro do governo para a abertura completa dos arquivos da ditadura militar. Jobim, no entanto, tem uma vantagem que o sustenta: desde que a área da Defesa passou a ser comandada por um civil no governo Fernando Henrique Cardoso, Nelson Jobim é o primeiro que os comandantes militares, ligados a ele, realmente respeitam. A falta de sintonia entre os civis que passaram pela pasta e os militares já foi fator de diversas crises. Jobim vai mantendo os militares unidos sob suas ordens. E é assim que permanece. Por ele passarão algumas escolhas importantes: a principal delas, quem fornecerá os caças supersônicos que a Aeronáutica irá adquirir.
WAGNER ROSSI
O homem de Temer
Ex-deputado federal ligado à bancada ruralista, Wagner Rossi permanecerá no Ministério da Agricultura na quota do vice-presidente Michel Temer. Paulistano nascido no dia 27 de janeiro de 1943, é do grupo diretamente ligado a Temer. Já por indicação dele, comandou a Companhia Docas de São Paulo, administradora do porto de Santos, durante o governo Fernando Henrique.
EDISON LOBÃO
O homem de Sarney
Enquanto Temer mantém Wagner Rossi na Agricultura, o presidente do Senado, José Sarney, segura seu fiel aliado Edison Lobão no Ministério das Minas e Energia. Maranhense, nascido na cidade de Mirador, em 5 de dezembro de 1936, Lobão é advogado e jornalista.
GARIBALDI ALVES
Ele ainda está aprendendo
O bonachão senador do Rio Grande do Norte Garibaldi Alves surpreendeu com sua sinceridade. Ao ser anunciado ministro da Previdência, admitiu que pouco sabia sobre os problemas da pasta que vai exercer. Representante de uma das oligarquias políticas que dominam a política potiguar (a outra são os Maias), Garibaldi já governou seu estado. Como senador, foi um dos relatores da CPI do Orçamento, responsável pelos trabalhos da subcomissão de emendas. Chega ao ministério como indicação da bancada peemedebista do Senado.
PEDRO NOVAIS
Do motel ao Turismo
Com 80 anos de idade, o maranhense Pedro Novais chega ao Ministério do Turismo no centro de uma inusitada polêmica, especialmente por conta da sua idade avantajada. Indicação de José Sarney, Pedro Novais, segundo o jornal O Estado de S. Paulo, usou dinheiro da sua verba como deputado federal para pagar uma festa para vários casais num motel próximo a São Luís.
MOREIRA FRANCO
Mais um da quota de Temer
A Secretaria de Assuntos Estratégicos já ganhou o apelido de Sealopra, por causa de seu nome original, Secretaria de Assuntos de Longos Prazos. Para alguns, trata-se apenas de uma pasta criada para acomodar aliados sem lugar. Foi inventada para dar um posto ao ex-ministro Mangabeira Unger, uma indicação do vice-presidente José Alencar. Ex-assessor de Fernando Henrique Cardoso na Presidência, o piauiense Moreira Franco fez sua carreira política no Rio, estado que governou, e é ligado no PMDB ao grupo de Michel Temer.
OS DEMAIS ALIADOS
ALFREDO NASCIMENTO
Mantido nos Transportes
O amazonense Alfredo Nascimento prosseguirá no Ministério dos Transportes, na quota do PR, seu partido. Nascimento tentou eleger-se governador do Amazonas nas eleições deste ano, mas foi derrotado pelo atual governador, Omar Aziz, reeleito.
CARLOS LUPI
Ele se mantém no Trabalho
Presidente do fato do PDT, o ex-jornaleiro carioca autoindicou-se para permanecer como ministro do Trabalho na quota de seu partido.
ORLANDO SILVA
Rumo à Copa e Olimpíadas
Dilma também pensou em colocar uma mulher à frente da pasta. A presidenta chegou a pensar em criar uma pasta específica dos Jogos Olímpicos para abrigar Orlando Silva. Mas o PCdoB, dono da vaga, optou por mantê-lo à frente do ministério, que Orlando Silva assumiu quando Agnelo Queiroz deixou o cargo em 2003. O baiano Orlando Silva envolveu-se no escândalo dos cartões corporativos quando usou o seu para pagar uma tapioca numa lanchonete de Brasília. À frente do ministério, ele viu o Brasil conseguir se tornar sede da próxima Copa do Mundo e das Olimpíadas de 2016. A administração dos dois eventos é o seu principal desafio.
MÁRIO NEGROMONTE
O deputado federal é a indicação do PP, para o Ministério das Cidades, que permanece na quota do partido.
FERNANDO BEZERRA COELHO
Secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Fernando Bezerra Coelho é a indicação do PSB e de seu presidente, o governador de Pernambuco Eduardo Campos, para o governo Dilma.
LEÔNIDAS CRISTINO
Prefeito de Sobral, Leônidas Cristino é outro nome da quota do PSB, que assumirá a Secretaria de Portos. É indicação do governador do Ceará, Cid Gomes.
OS TÉCNICOS
ALEXANDRE TOMBINI
Um funcionário de carreira no BC
Servidor de carreira do Banco Central, Alexandre Tombini deixa a diretoria de Normas da instituição para se tornar seu presidente. De acordo com analistas financeiras, esse gaúcho de 46 anos, formado em economia pela Universidade de Brasília, deverá manter os preceitos da política financeira que foi exercida por Henrique Meirelles na era Lula, mas de uma forma menos conservadora. Ou seja: poderá ser mais flexível no comando das taxas de juros, tão criticadas por empresários como o vice-presidente José Alencar.
HELENA CHAGAS
Tradição de família na Comunicação Social da Presidência
Ao assumir o posto de Franklin Martins, a jornalista Helena Chagas exercerá um papel curioso. Assumirá um cargo no primeiro escalão da Presidência que já foi ocupado por seu pai, o jornalista Carlos Chagas. Carlos Chagas foi o assessor de comunicação do ex-presidente Costa e Silva. A tarimbada jornalista carioca tem passagens importantes por alguns dos principais órgãos de comunicação do país. Chefiou a sucursal de Brasília do jornal O Globo. Saiu da Empresa Brasileira de Comunicação (EBC) para chefiar a assessoria de imprensa da campanha de Dilma. E de lá salta para a Secretaria de Comunicação da Presidência.
ANTONIO PATRIOTA
Dilma queria uma mulher
Dilma Rousseff queria indicar uma mulher do quadro de diplomatas do Itamaraty para o Ministério das Relações Exteriores. Sem, porém, conseguir encontrar o perfil adequado, optou por Antonio Patriota. Secretário-geral do Itamaraty, Patriota é da chamada turma dos "barbuinhos" da diplomacia brasileira, um grupo mais de esquerda que tem o atual ministro, Celso Amorim, como um de seus principais expoentes. Assim, ele deverá manter os mesmos pressupostos da atual política externa do governo Lula.
ISABELA TEIXEIRA
Técnica no Meio Ambiente
Funcionária de carreira do Instuto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), Isabela Teixeira chegou ao ministério, como secretária-executiva do ex-ministro Carlos Minc. Tornou-se ministra quando Minc desincompatibilizou-se para disputar o cargo de deputado estadual pelo PT do Rio de Janeiro. Sua condição de técnica pode acabar sendo uma desvantagem na queda-de-braço com o setor ruralista em torno da aprovação do novo Código Florestal.
LUIZA BAIRROS
Gaúcha radicada na Bahia, a socióloga Luiza Bairros era secretária de Promoção da Igualdade Racial no governo de Jaques Wagner no estado. Chega ao Ministério da Igualdade Racial por indicação de Wagner, com o apoio das entidades ligadas ao movimento negro.
JOSÉ ELITO CARVALHO SIQUEIRA
Ex-comandante das Forças de Paz da ONU no Haiti, o general José Elito Carvalho Siqueira comandará o Gabinete de Segurança Institucional da Presidência.
quinta-feira, 30 de dezembro de 2010
SEPPHORIS, JESUS VIVEU AQUI, SABIA?
As ruínas da antiga cidade estão localizados no oeste Baixa Galiléia, 5 km a noroeste da cidade velha de Nazaré. The ruins of the ancient city is located on the top and sides of a hill (289M above sea level). As ruínas da antiga cidade está localizada no topo e as laterais de uma colina (289m acima do nível do mar). The site is accessed from the main road from Acre to Nazareth, through the modern Moshav of Zippori. O lugar é acessado a partir da estrada principal de Acre para Nazaré, através do Moshav moderna de Zippori.
COPIE E COLE:-
http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&langpair=en|pt&u=http://www.biblewalks.com/Sites/Sepphoris.html
NOVO DOCUMENTO DE IDENTIDADE
Qui, 30 Dez, 11h34
Será lançado hoje, em Brasília, o Registro de Identidade Civil (RIC), o novo documento de identidade dos brasileiros, que deve substituir o atual RG. A carteira de identidade continuará válida pelo menos até que todos os cidadãos tenham sido recadastrados, segundo informações do Ministério da Justiça.
O novo documento conta com diversos mecanismos de segurança, além de um chip, onde estarão armazenadas as impressões digitais do titular e informações como sexo, nacionalidade, data de nascimento, foto, filiação, naturalidade, assinatura, órgão emissor, local de expedição, data de expedição, data de validade do cartão e dados referentes a outros documentos, como título de eleitor e CPF.
Segundo o Ministério da Justiça, com o RIC, cada cidadão passa a ter um número único baseado em suas impressões digitais do Cadastro Nacional de Registro de Identificação Civil, que estará integrado com as bases de dados dos órgãos de identificação dos estados e do Distrito Federal.
As primeiras cidades a participarem do projeto piloto serão Brasília, Rio de Janeiro, Salvador, Hidrolândia (Goiás), Ilha de Itamaracá (Pernambuco), Nísia Floresta (Rio Grande do Norte) e Rio Sono (Tocantins). Nesta primeira etapa, 2 milhões de brasileiros serão selecionados para receber o RIC.
A implantação do RIC ocorrerá em um período de nove anos, com etapas graduais. Os cartões RIC emitidos em 2011 serão custeados pelo Ministério da Justiça e não terão custo para o cidadão ou para os institutos de identificação. O investimento no primeiro ano será de cerca de R$ 90 milhões. Para os próximos anos, o Comitê Gestor do RIC vai definir a origem dos recursos que vão custear as emissões, sendo possível, inclusive, parcerias público-privadas e financiamento internacional.
O lançamento acontece no Salão Negro do Palácio da Justiça, às 12h, e contará com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), do ministro da Justiça, Luiz Paulo Barreto, do diretor do Instituto Nacional de Identificação, Marcos Elias de Araújo, do diretor-presidente do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação, Renato da Silveira Martini, e do presidente da Casa da Moeda do Brasil, Luiz Felipe Denucci, entre outras autoridades.
SUPERMERCADO EXTRA - CAMPINAS/SP AUTUADO PELO PROCON
Nesta 4ª feira foram encontrados 1/2 tonelada de tomates estragados, como também carnes, bacalhau, etc, à venda no Supermercado Extra Abolição em Campinas/SP., foram constatadas mercadorias sem prêços. O Procon da cidade autuou o referido estabelecimento, recolhendo e destruindo as mercadorias impróprias para consumo humano.
Mobraun
ANOREXIA É UMA DOENÇA
Raizes_da_Anorexia
Enviado por blogmni. - Explore mais vídeos sobre vida em família.
Morreu Isabelle Caro. A ex-manequim tornou-se conhecida em 2007, quando pousou nua num grito alerta para os perigos da anorexia. Pesava, na altura 31 quilos, para um metro e 65, e os cartazes foram assinados pelo fotógrafo Oliviero Toscani.
A manequim francesa morreu no passado dia 17 de Novembro – mas o falecimento só agora foi tornado público, pelo ‘site’ suíço 20minutes.ch. O namorado da também actriz, o cantor suíço Vincent Bigler, confirma a morte no seu próprio ‘blog’.
Nos últimos 15 dias de vida, Isabelle Caro esteve internada, com uma pneumopatia, mas a causa da morte não foi oficialmente anunciada.
Caro sofria de anorexia desde os 13 anos. Morreu aos 28.
TONTOS
Grupo desmente dicas de saúde 'bizarras' feitas por celebridades
Entre teorias mirabolantes estão pulseiras holográficas, ingestão de esperma e dieta com carvão
29 de dezembro de 2010 | 11h 40
Reuters
LONDRES - Um grupo de campanha revelou nesta quarta-feira, 29, a verdade sobre algumas das mais duvidosas dicas de saúde e boa forma feitas por artistas, pondo fim a ideias como a reabsorção de esperma e o uso de braceletes de plástico para aumentar a energia do organismo.
Fábio Motta/AE
Fábio Motta/AE
No Brasil, pulseiras quânticas são famosas entre jogadores de futebol
Em lista anual de abusos contra a ciência, o Sense About Science (SAS) desmentiu sugestões feitas por atores, estrelas do pop e outras pessoas famosas sobre dieta e exercícios, um esforço "para ajudar as celebridades a perceber onde estão errando e para ajudar o público a entender as alegações de celebridades".
Na seção de saúde e fitness, o SAS notou que o jogador de futebol David Beckham e a noiva do príncipe William, Kate Middleton, foram vistos usando braceletes com hologramas que, segundo os fabricantes, podem melhorar a energia da pessoa.
O grupo também mencionou uma dieta usada pela top model Naomi Campbell e os atores Ashton Kutcher e Demi Moore. Na rotina da dieta, os seguidores sobrevivem apenas com maple syrup, limão e pimenta por duas semanas. Em entrevista concedida à apresentadora norte-americana Oprah Winfrey, em maio, a supermodel disse: "É bom limpar seu corpo de vez em quando."
Muitas dessas alegações promovem teorias, terapias e campanhas que não fazem sentido científico", disse o SAS.
A pop star Sarah Harding, ex-grupo Girls Aloud, disse à revista Now que ela polvilha carvão vegetal na comida, declarando: "Não tem gosto de nada e aparentemente absorve todas as coisas ruins e prejudiciais do corpo."
John Elmsley, cientista da área de química e escritor, disse que o carvão vegetal absorve moléculas tóxicas quando usado em máscaras de gás e tratamento de esgoto, mas que é "desnecessário quando se trata de uma dieta, porque o corpo já é bem capaz de remover qualquer 'coisa ruim e prejudicial'."
Sêmen. Um dos destaques do SAS foi a dica do lutador de vale-tudo Alex Reid, que disse ao tabloide The Sun que costuma "reabsorver" seu esperma para se preparar para uma luta importante. "É muito bom para um homem ter sexo sem proteção desde que não ejacule. Porque eu acredito que todo aquele sêmen tem muita nutrição. Uma colher de sopa de sêmen tem o equivalente de bife, ovos, limões e laranjas. Eu estou reabsorvendo isso no meu corpo, isso me faz gritar 'raaaaah'", disse Reid.
John Aplin, cientista que pesquisa reprodução da Universidade de Manchester, disse que o esperma não pode ser reabsorvido quando já se formou nos testículos. "Na verdade, o esperma morre após alguns dias, e o conteúdo nutricional da ejaculação é realmente pequeno", disse Aplin ao grupo SAS.
Dicas verdadeiras. Para tentar combater os efeitos de algumas das mais ousadas dicas de saúde, o grupo de campanha SAS publicou suas próprias "sugestões fáceis de lembrar para comentários de celebridades":
- Nada está livre de componentes químicos: tudo é feito com substâncias químicas, é só uma questão de elementos
- Desintoxicação é um mito de marketing: nosso corpo se basta sem poções caras e dietas desintoxicantes
- As funções do organismo ocorrem sem estímulos externos
- Energia e boa forma vem de...alimentos e exercícios: não há atalhos.
quarta-feira, 29 de dezembro de 2010
PADRE MARCELO ROSSI, O VIDENTE!!!
POR REGINA RITO
Rio - Em entrevista à revista "Quem Acontece", que chega hoje às bancas, Padre Marcelo Rossi revela sua capacidade de saber o que vai acontecer com as pessoas. “Não sou vidente. Deus mostra e nos usa como quer e quando quer. Toco nas pessoas e vejo o que vai acontecer”, afirma o religioso, que já vendeu 1,5 milhão do seu livro, "Ágape".
Padre Marcelo também conta que aconselha as grávidas a não anunciarem a gravidez antes dos três meses, por causa da inveja. “A Ivete Sangalo eu ensinei: cale a boca”. Segundo ele, o nome do filho da cantora foi dado em sua homenagem .
ROBSON MARINHO, EX-PREFEITO DE S.J. DOS CAMPOS/SP E AS PROPINAS DA ALSTOM
Ministro do TCE-SP e mais 10 têm sigilo quebrado
Robson Marinho é suspeito de ter recebido propinas da empres Alstom; promotores afirmam não ter dúvidas sobre recursos de origem ilegal
28 de dezembro de 2010 | 23h 09
Fausto Macedo / SÃO PAULO - O Estado de S.Paulo
A juíza Maria Gabriela Pavlópoulos Spaolonzi, da 13.ª Vara da Fazenda Pública de São Paulo, decretou a quebra do sigilo bancário e fiscal do conselheiro Robson Marinho, do Tribunal de Contas do Estado (TCE). Ele está sob suspeita de ter recebido propinas da empresa francesa Alstom. A decisão judicial, de 3 de novembro, é extensiva a outras dez pessoas físicas e a uma empresa e atende a ação cautelar do Ministério Público estadual.
Promotores suíços e brasileiros informam que não têm mais dúvidas de que Marinho mantém recursos de origem ilegal em Genebra. Para as remessas de valores teria sido usado um esquema de lavagem por meio de várias empresas de fachada offshore. Uma delas, Higgins Finance, era controlada pelo próprio conselheiro do TCE.
Marinho foi chefe da Casa Civil do governo do Estado entre 1995 e abril de 1997. Ele integra a 2.ª Câmara do TCE.
Os promotores suíços Maria Schnebli e Stefan Lenz estão de posse de documentos que mostram a movimentação financeira de Marinho. Há documentos remetidos pelos bancos suíços ao Ministério Público da Confederação Suíça assinados por Marinho e pela mulher dele. O conselheiro nega possuir ativos na Suíça. O Ministério Público apurou que o dinheiro saía da França para a Suíça ou Luxemburgo, por meio de laranjas, e depois era entregue para Marinho e outras pessoas, em Genebra.
"As investigações revelam que, de forma efetiva, altos valores foram desembolsados pelas empresas Alstom-Cegelec e trilharam por caminhos obscuros e fraudulentos até as contas de agentes políticos, funcionários do governo e terceiras empresas a eles diretamente relacionadas", assinalou a juíza.
Em decisão de sete páginas, a juíza cita comunicações da procuradoria da Suíça que apontam envolvimento "na prática criminosa" de ex-funcionários de pelo menos três companhias de economia mista controladas pelo governo do Estado de São Paulo – Metrô, Eletropaulo e Empresa Paulista de Transmissão de Energia Elétrica. "Os documentos sugerem grave comprometimento do patrimônio e interesse administrativo por práticas ímprobas."
A juíza é taxativa ao analisar as investigações da Suíça. "Apuraram que as empresas da Alstom prometeram comissões em porcentual a incidir sobre o valor dos contratos a serem aqui celebrados", analisou. "Comissões que, de acordo com o investigado, chegaram a contas de agentes e funcionários políticos, mediante a intervenção de terceiros e empresas denominadas offshore."
Por meio de nota, a Alstom observou que não comenta processos em curso. "A Alstom é uma empresa ética, que se baseia em regras sólidas, reforçadas regularmente, a fim de observar estritamente as legislações e normas de aplicação em todo o mundo."
Marinho não se manifesta porque o processo corre em segredo de Justiça. O promotor Silvio Marques, da força-tarefa sobre o caso Alstom, não se pronunciou. Ele está na França, onde realiza curso de doutorado na Universidade Paris 1 Pantheon-Sorbonne.
COMENTÁRIO:-
Sr. Robson Riedel Marinho, o cursinho de Madureza do Prof. Duílio Panziera, em S. José dos Campos/SP, ensinou-lhe a ser expert em maracutaias?
Acredito que não!
É indole usurária mesmo., merece ser penalizado com o rigor da lei, se não fôr utopia da minha parte, aceditar que a Justiça brasileira vai-lhe ser aplicada. Esperemos para ver!
Alvaro Pedro Neves Pereira
terça-feira, 28 de dezembro de 2010
NOVELA PASSIONE -VEJA O LIXO QUE A REDE GLOBO COLOCA DENTRO DA SUA CASA !
Será que Totó morre ,mesmo ?
Muitos já devem ter lido isto que circula nos emails , mas pode ser que outros não...
Então lá vai...
ANÁLISE MORFOLÓGICA DA NOVELA PASSIONE...
MUITO LOUCO...
Vamos falar somente da estrutura e do personagem central da novela, a viúva dona da fábrica, Beth Gouvea...
É assustador!!!
Reparem:
1- Ela casou-se grávida de outro homem e teve um filho que o marido CORNO escondeu, mentindo para ela toda a vida...
2- Todos os seus filhos sao cornos, até a filha esquisita - que parece que fugiu de filme futurista... todos, inclusive o Totó italiano, nome de cachorro babaca no Brasil... (é claro que o autor é doente e Lacan explica a novela...)
3 - Um dos filhos tem um problema misterioso que só pode ser, se conheço a Globo, pedofilia ou necrofilia; ele nao trabalha e nem faz nada... só corre de carro, já tentou suicídio (tremendo exemplo de homem...)
4- O outro, já morto, o ex-presidente da fábrica, Saulo Gouvea, que chamaremos de malandro agulha (aquele que toma na bunda mas não perde a linha...) odiava a mãe, alem da mulher que não comia; essa, imitava mal a "dama do lotação", (personagem copiado da Sonia Braga, que sai por ai comendo todo mundo... Ficou faltando a cena do cemitério !
Tem um filho viciado em drogas e outro corno, que ama a menina que o irmão drogado comeu e que abortou um filho dele. Além disto o ex-malandro agulha Saulo, tinha uma filha corneada pela mãe.
Ou seja, que é apaixonada pelo bonitinho amante da mãe, que é filho do Totó corno (isso para falar só da estrutura sexual da família). Lembrando que o empregadinho da casa dele é uma tremenda bichona.
E que ele era safado, e fazia qualquer coisa (vender a mãe, mulher, filho ou filha) pelo poder da fábrica quase falida por ele mesmo...
O cara era um ESPANTO !!!
5- O Totó, nem se fala ! (uma riqueza...)
5.1- Tem uma filha corna Agostina (olha só a estrutura da novela), que é casada com um bígamo, que é casado com a filha ninfomaníaca (Jéssica) de um casal de velhos, tb ninfomaníacos cujo homem, (o Cuoco como ator), é o pai do Totó,e Totó deve morrer assassinado...o único cara bom da novela, embora um otário...
Gente imaginem que lixo de novela e de estrutura novelesca...
- Vejam que mundo pequeno o autor conseguiu, entre São Paulo e Florença - ou seja, o genro do Totó é casado com a irmã do Totó (filha do rico lixeiro pai do Totó), que então, é a tia da filha da outra mulher do marido dela!
Caramba ! Melhor nem seguir com essa linha, pois a neta do Totó se torna sobrinha da outra mulher do seu genro etc.etc.
5.2- A bela mulher do Totó, Clara, é amante do filho viciado da Dama do Lotacao com o ex-Malandro Agulha, que é sobrinho do Totó - RsRsRs - (isso colocado numa Árvore Genealógica é uma delícia)...
Repetindo: o sobrinho do Totó, drogado, é apaixonado pela mulher do Totó, ex-puta profissional, ladra, que foi criada pela avó cafetina das netas, que as prostituias para explorá-las, inclusive a menor de idade, (mais um lance de pedofilia) -
O autor pode ser normal ?..e o padrão Globo, onde fica ???
Clara, a linda mulher do Totó é amante do principal bad guy da novela, Fred, o malandrinho, bandido, cafetão, receptador etc. que come também a filha da velha Beth Gouvea, (e que é o pai do filho dela...).
5.3 - A irmã velha do Totó, Gema, tem uma relação edipiana com o Totó, assumindo o papel de mãe dele. (Puro Freud !!!)
5.4. O filho mais velho do Totó tambem é apaixonado por outra putana italiana ...
O Totó como vêem, é uma riqueza de personagem..
Sério! Bom homem de família...! Ele nao fazia nada... ficava ali em São Paulo, onde não conhece quase ninguém, sem trabalhar.
A roça dele abandonada nos campos de Florenca, e a mulher dele, o dia inteiro trepando com todo mundo: quando não é o viciado, é o gigolô dela...
Agora, na virada da novela, e ela está dando uma de boa moça, ganhando no mês, o que ganhava em horas, na prostituição...(estamos melhorando).
E, se bem entendo, Totó vai se apaixonar pela boazinha da Felícia, irmã do gigolo Fred, (que comia a Clara mulher dele), que é a mãe da menina apaixonada pelo viciado em droga, que come a mulher do Totó... Dá para acreditar ????
E que ainda por cima é uma menina que tem um pai misterioso que no final vai ser - querem apostar? - o bonitinho tarado, corno e suicida, corredor de carros, filho da viúva genial...
6- O pai ninfomaniaco do Totó, (Cuoco) (que adora um cabaré e uma gafieira onde é amigo dos boyolas), é casado com uma futilíssima e frustrada dama da sociedade paulistana, nouveau riche, que sabe que a enteada é corna do bigamo, mas só pensa no seu umbigo vazio...
O avo do Totó, Tio do Cuoco, me parece o mais normal da novela, carregando aquele aquário, corre atras das empregadas e faz chantagem pra nao contar quem é o pai da filha da futura namorada do Totó (para tentar comer a velha mãe do malandro bonitão e da mãe da menina do pai misterioso...
Essa zorra toda ocorre entre tres famílias apenas: a da velha viuva, Beth Gouvea, a da Clara, putaníssima, e a da velha mãe (Cande) do malandro e da futura esposa do Totó....´
E claro, para não falar do filho do chofer, e filho adotivo da velha, que é o presidente da metalúrgica, que come a filha e a nora da velha, o honesto competente e bonzinho...
que será o pai do filho do malandro com a filha da velha ...outro corno...KKKKKK ...
Isto não tem fim: todas as mulheres sao infiéis e todos os homens, babacas!
Viva a "GROBO"...
- Precisa continuar ???
E a velha esposa do velho avô do Totó, Brígida, insinuada desde o início da novela, como amante e frequentadora do quarto do motorista da família, dentro da própria casa, se escondendo do velho marido...
Pode ??!!?!??
Familia tão desequilibrada!
- Ou seja, a Globo quer nos dizer que nao existem valores a serem transmitidos ???
- Ou o que??? Isso é liberdade de imprensa???
Dio mio ! Dove siamo ???
Verissimo, grande Mestre, ou Xexéu, reclamem dessa porcaria e peçam à Globo mais respeito pelo seu público!
- Ou a vida real é assim mesmo e nós é que estamos ou somos anacronicos?
Se assim for, o Brasil dançou de vez...
Copyright:-
http://todososdesejos.blogspot.com/
LULA - DISCURSO NA GREVE DE 03 DE ABRIL DE 1980 - ABC
Outras Páginas
por José Aparecido Miguel
O CANDIDATO LULA
Lula, no domingo, dispensou o medo e jogou na esperança, que certamente tem impacto no governo de sua criação e sucessora Dilma Rousseff, uma mulher com história de firmeza em suas decisões políticas. Em entrevista ao programa “É notícia”, apresentado por Kennedy Alencar, na Rede TV!, comentou sobre a possibilidade de se candidatar à sucessão de Dilma.
- Eu fico até com medo, amanhã alguém vai assistir à tua entrevista, e dizer que Lula diz que pode ser candidato. Eu não posso dizer que não porque eu sou vivo, sou presidente de honra de um partido, sou um político nato, construí uma relação política extraordinária.
E contemporizou:
- Vamos trabalhar para a Dilma fazer um bom governo e quando chegar a hora a gente vê o que vai acontecer.
(Publicado simultaneamente no endereço www.outraspaginas.com.br)
OUÇA O DISCURSO
domingo, 26 de dezembro de 2010
PSDB - PICARETAGEM DA GROSSA CONTRA A POPULAÇÃO
Promotor promete ação civil pública contra proposta do PSDB que reserva leitos do SUS para convênios em SP
Rede Brasil Atual 24 de dezembro de 2010 às 9:02h
Representante do Ministério Público vê contradições no texto aprovado pela Assembleia Legislativa
Por Suzana Vier*
São Paulo – Assim que o governador Alberto Goldman sancionar o Projeto de Lei 45/2010, o Ministério Público Estadual de São Paulo entrará com ação civil pública para barrar a medida. A promessa é de Arthur Pinto Filho, promotor de Direitos Humanos especializado em saúde pública. A referência é ao texto aprovado nesta semana pela Assembleia Legislativa do estado que destina 25% dos leitos de hospitais públicos de alta complexidade a pacientes particulares e de convênio médico.
“Vamos entrar com ação civil pública solicitando ação de inconstitucionalidade da lei e portanto de ilegalidade dos hospitais destinarem 25% dos seus leitos para os privados”, afirmou o promotor à Rede Brasil Atual.
O promotor avalia que também cabe ação direta de inconstitucionalidade (Adin) ao Supremo Tribunal Federal (STF). Apenas partidos políticos e entidades de representação de âmbito nacional é que podem usar esse tipo de recurso.
Arthur Pinto Filho indica contradições na justificativa do governo do estado de São Paulo para destinar 25% leitos e serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) à iniciativa privada. Projeto foi aprovado pela Assembleia Legislativa (Alesp) na terça-feira (21).
“Se fosse o que o governo diz que é para cobrar do plano de saúde, já tem uma lei, a 9058/94, que já permite que o SUS atenda cidadão com plano de saúde e depois cobre do plano de saúde esse valor”, aponta o representante do Ministério Público de São Paulo..
Na mensagem encaminhada aos deputados, o governador de São Paulo Alberto Goldman destaca que “a proposta visa, em síntese, garantir que as unidades de saúde possam obter o justo pagamento dos planos privados pelos atendimentos realizados”.
Entretanto, a medida aprovada pela Alesp pode ter efeito contrário ao estipular que apenas 25% da utilização dos leitos do SUS será cobrado dos planos de saúde. Arthur calcula que em uma cidade como São Paulo em que metade da população tem plano de saúde, a legislação vai ter efeito contrário, porque só vai cobrar de 25% do que será utilizado. “Você vai cobrar 25%, e os outros 25% que vão entrar pelo SUS pelas vias normais, não vai cobrar então?”, indaga.
Por outro lado, na análise do promotor, a reserva de leitos vai aumentar o atrativo dos planos de saúde, principalmente os oferecidos por empresas menores. “O que vai acontecer é que do dia para a noite os planos de saúde vão receber mais 25% dos leitos”, prevê.
Arthur também cita que haverá fila dupla para atendimento e perda de leitos destinados aos usuários do SUS. “O que vai acontecer é que você vai retirar do quase nada um quarto, então a cada quatro leitos você vai tirar um”, analisa.
*Matéria publicada originalmente na Agência Brasil
Rede Brasil Atual
9 Respostas para “Promotor promete ação civil pública contra proposta do PSDB que reserva leitos do SUS para convênios em SP”
*
Rogerio disse:
24 de dezembro de 2010 às 16:06
É esse mesmo PSDB que queria tomar conta do planalto.
Quero essa gente do PSDB, FHC, Serra … bem longe do Brasil.
*
Fátima Fraga disse:
24 de dezembro de 2010 às 13:24
PSDB não gosta de pobre! PSDB defende interesses dos ricos! O PSDB não gosta do Brasil, porque a maioria da população não é rica!
*
Leonardo Dias disse:
24 de dezembro de 2010 às 13:15
Olha o PSDB de São Paulo mostrando sua cara… Imagina o que o Serra, ex-Ministro da Saúde, não poderia fazer com o atendimento nacional? Me dá até calafrios…
*
Luiz Orleans Feitoza dos Santos disse:
24 de dezembro de 2010 às 12:51
É estranho e inimaginável: o público destinado ao privado [sic]. Já que não há como garantir saúde pública e gratúita para todos, então, que os que podem pagar paguem pelo que entendem como melhor tratamento de saúde. Aos pobres: que se estabeleça a responsabilidade do Estado e o mínimo de bom senso dos gestores na garantia dos direitos constitucionais.
*
Edson disse:
24 de dezembro de 2010 às 12:45
Senhor Promotor, aproveite e entre com ação contra os pedágios com devolução das rodovias estaduais que pertencem ao povo, que afinal de contas tem o livre e santo direito de ir e vir sem pagar absolutamente nada em termos de pedágios, porque as rodovias devem ser conservadas com recursos de altos impostos e não com o pedágio que é o imposto dobrado e carga alta para o povo.
*
Henrique Otolini disse:
24 de dezembro de 2010 às 12:42
Cada vez mais essa elite do PSDB mostra que governa, como disse Lula, para um terço da população. Não basta apenas o Ministério Público entrar com ação civil pública para barrar a medida. Tem que ser investigado quais interesses estão sendo envolvidos e punir de forma exemplar os vilipendiadores do dinheiro público. Essas pessoas são contra os cidadãos que pagam os seus impostos.
*
Aline Santos disse:
24 de dezembro de 2010 às 11:02
Essa decisão é um desrespeito para com a população brasileira, um projeto de lei com visão puramente capitalista. O ano de 2010 foi um cenário de deboche no que diz respeito à política nacional.
*
Ionadir Rodrigues Correa Junior disse:
24 de dezembro de 2010 às 10:33
Se essa lei for sancionada, todos esses deliquentes e vândalos do patrinônio público deveriam ser indiciados por crime de reponsabilidade. Não é possível admitir que dezenas de pessoas morram nos prontos socorros por falta de leitos de UTI’s – e até mesmo de enfermaria – nos hospitais públicos, enquanto o governo faz filantropia para as máfias dos planos de saúde, que juntamente com as farmaceuticas, formam uma verdadeira indústria da doença. Máfia que vai ganhar ainda mais e não vai desembolsar um tostão furado. Repito: essa lei é nefasta e hedionda; quem a promove não passa de deliquentes que devem ir para atrás das grades.
*
emerson merhy disse:
24 de dezembro de 2010 às 9:36
corretos os argumentos e as atitudes de Arthur Pinto Filho e acho que deve ter o apoio de todos que são contra a construção de um país dividido em castas com diferentes tipos de direitos. a lamentar as ideias sempre “oportunistas” dos governos tucanos paulistas e a falta de uma legislação sobre a Responsabilidade Sanitária dos governantes que coíbam esses tipos de ações. Que o promotor tenha sucesso.
emerson
sábado, 25 de dezembro de 2010
Esquema usado para legalizar veículos com problemas é descoberto
Nossa Região
Atualizado em: 13h01min - 24/12/2010
EXCLUSIVO! Irregularidades na Ciretran de Igaratá e Jacareí: tem até transferência de veículos para pessoas já falecidas
Você conseguiria transferir um carro com multas não pagas e dívida de IPVA de anos anteriores? Certamente muitas pessoas não conseguiriam, já que a legislação brasileira é severa no bloqueio a este tipo de operação. Mas, na Ciretran de Igaratá isso era perfeitamente possível até 2 meses atrás.
Isso porque um esquema para a regularização de pendências em veículos passou a funcionar na cidade. 75 operações irregulares, executadas em um espaço de 40 dias, foram identificadas no sistema do Detran. A delegacia de Igaratá é subordinada à Seccional de Jacareí da Polícia Civil.
VNews apurou que o esquema era utilizado por lojas e despachantes da região. Entre estes utilizadores e o Ciretran existiam 'atravessadores' - pessoas com a função de recolher os documentos (veja infográfico).
Ciretran movimentada
Com uma frota de aproximadamente 1.800 veículos, a anormalidade no volume de veículos lacrados é facilmente notada. Segundo informações disponíveis no site do Detran, Igaratá realiza em média 40 lacrações de veículos por mês. Em setembro e outubro este número saltou para 60 e 80, respectivamente. O período coincide com a transferência de um agente administrativo que já atuou em São José dos Campos e até agosto deste ano trabalhava na Ciretran de Jacareí.
Ricardo da Silva Haertling foi designado para atuar na seção de trânsito da cidade. Segundo o delegado seccional de Jacareí, Dr. João Valle da Silva Leme, Ricardo era o único responsável pelo serviço na cidade. Os documentos feitos por ele só teriam validade após a assinatura da delegada Dra. Renata Alice Molizane, responsável pela delegacia de Igaratá.
Acontece que, segundo um ofício da delegada - disponível no final desta reportagem -, encaminhado em 3 de novembro deste ano, Ricardo teria falsificado estas assinaturas, permitindo que diversas operações irregulares fossem realizadas.
Em uma das documentações de transferência, ao qual o VNews teve acesso, um automóvel Ford Ka, com multas e alienado, foi transferido da financeira para uma pessoa física. Desta forma, a dívida na financeira sofreu uma baixa, aparecendo como quitado. O procedimento é chamado de "baixa no gravame" e, teoricamente, só poderia ser feita por um delegado.
Para justificar a transferência para Igaratá, o funcionário utilizava comprovantes de endereço falsos. A maioria dos comprovantes anexados remetem para o quilômetro 17 da Rodovia Dom Pedro I. Acontece que, neste trecho da rodovia não há qualquer moradia, qualquer sinal de habitação. Além disso, o quilômetro 17 não fica em Igaratá, fica em Jacareí. Também chama a atenção que muitos veículos tiveram o chassi regravado (veja reprodução de documentação abaixo).
Um policial da região, que já teve acesso ao esquema e prefere não se identificar, diz que há uma tabela para a execução dos serviços ilegais. "Os casos mais simples podem ser resolvidos com R$ 1.000,00. Os mais complexos podem chegar a R$ 2.500,00.
Mas porque pagar valores tão altos por uma documentação? Não seria mais fácil quitar a dívida do veículo? O policial responde: "Alguns problemas são muito complexos ou não podem ser simplesmente resolvidos da forma legal. Estou falando de carros de leilão, carros com dívidas de IPVA, carros envolvidos em sinistro", diz.
Os donos dos veículos, na maioria dos casos, não sabiam da ação fraudulenta. Nossa reportagem localizou 35, dos 75 veículos que apresentaram irregularidades na documentação. Um deles é um Fiat Palio, ano 99. A proprietária, Elza Piva, alega que nunca foi à Igaratá e nem fazia idéia que o veículo havia sido transferido para a cidade em 7 de outubro deste ano. Um detalhe: o mesmo Fiat Palio foi transferido para Jacareí no dia seguinte, já sem qualquer pendência.
Procuramos o despachante responsável pela documentação do veículo. Ele conta que o carro apresentava uma série de pendências na documentação e, por isso, optou por usar um serviço terceirizado. "Foi passado pra um prestador de serviço e trouxe o documento pronto pra gente. Mas era apenas para fazer um desbloqueio de cartório, nada mais", diz Eduardo Lopes.
Ao saber das irregularidades, a delegada de Igaratá pediu o afastamento de Ricardo. Curiosamente, ele recebeu o benefício de licença-prêmio um dia antes do ofício ser enviado para a Delegacia Seccional de Jacareí, a qual Ricardo Haertling é subordinado.
"Não tem como esse funcionário agir sozinho por causa do sistema, que funciona através de senha, que ele teria que ter acesso, e ele nao tem acesso a esses códigos... Ele tem que ter outras pessoas lá de dentro que tenha acesso, que tem mais poder que ele lá dentro", diz o funcionário ouvido pela reportagem.
Questionado sobre a instalação de uma máfia dentro da hierarquia da Polícia Civil de Jacareí, o Delegado Seccional informou que o caso de Igaratá está sendo investigado pela Corregedoria da Polícia Civil. Mas, evidências apontam que o esquema também funcionava na Ciretran de Jacareí (veja texto abaixo).
Morto compra carro
"Na Ciretran de Jacareí, tudo pode", diz o funcionário que não quer se identificar. A frase ilustra, e muito bem, o caso de José Cláudio Rosa.
Antes de falar sobre como José Cláudio adquiriu 3 veículos e uma dívida de R$ 102.310,59 junto à Receita Federal, cabe contar aos internautas: quem é José Cláudio Rosa?
José trabalhava como ajudante de pedreiro em 1997. Naquele ano, após passar pelo centro de São José dos Campos, foi até a igreja onde havia deixado a mãe, duas horas antes. Aguardava a saída da mãe, Dona Terezinha, quando foi abordado por um rapaz, aparentemente drogado, segundo testemunhas do inquérito da época, que exigiu o carro de José.
Não se sabe se houve resistência por parte dele, mas três tiros foram disparados e José faleceu no local. "Foi muito triste, sofremos muito com a falta dele, mas o sofrimento não passa, porque até hoje tem pessoas fazendo o mal, usando o nome dele", lamenta Terezinha dos Santos Rosa, a mãe.
Em 2005, 8 anos após a morte de José, um veículo foi comprado em seu nome. Em 2006 um outro carro foi comprado. O primeiro, licenciado em São José dos Campos, o segundo em Jacareí. "Isso e outra operação financeira, realizada em um banco, gerou uma dívida de mais de R$ 100 mil com a Receita Federal. Agora eu tenho que provar que o José está morto", argumenta o advogado do caso, Dr. Léo Zaiden.
O advogado ingressou com requerimento na Receita Federal e levou o caso à Polícia Federal. "Nós estamos investigando o uso indevido do CPF e a pessoa que realizou estas operações. Pedimos a quebra do sigilo fiscal do falecido", diz o delegado André Ricardo Xavier, da Polícia Federal de São José dos Campos.
Para a surpresa do advogado e da família, um terceiro veículo no nome de José Cláudio apareceu durante a apuração desta reportagem. Uma moto Honda, amarela, placa EHI3960, adquirida em 10 de agosto de 2010, foi licenciada em Jacareí, em endereço falso. A moto só foi descoberta porque esteve envolvida em um acidente, semanas após ser retirada da concessionária.
Segundo a documentação a qual o VNews teve acesso, a moto foi financiada. "É duro acreditar que as financeiras, mesmo exigindo tantos documentos, permitam que pessoas insiram dados falsos em seus sistemas", diz Zaiden.
Procurado, o Banco Panamericano, que aparece como financiador da moto, não retornou os contatos da reportagem.
Veículos não serão bloqueados
Segundo o delegado seccional de Jacareí, os veículos envolvidos nas fraudes não serão bloqueados. "Não há nenhum pedido neste sentido. O que está sendo investigada é a conduta do agente que praticou as irregularidades".
Dos veículos localizados pela reportagem do VNews, 16 foram transferidos para Jacareí, 9 para São José dos Campos, 1 para Guarulhos, 1 para Sorocaba, 1 para Jambeiro, 2 para Caraguatatuba, 2 para São Paulo, 1 para Angra dos Reis (RJ). Apenas dois mantiveram a placa em Igaratá, mas rodam atualmente na cidade de Guarulhos.
Ricardo Haertling foi procurado pela reportagem por quatro vezes em sua residência, no Jardim Satélite, em São José dos Campos. Ele não foi encontrado e não respondeu aos pedidos de entrevista.
Ofício encaminhado em 03/11/2010
ACESSE:=
http://www.vnews.com.br/noticia.php?id=86748
Concessionária vende carro usado que havia caído na Lagoa da Pampulha
Paula Carolina - Estado de Minas
Publicação: 25/12/2010 16:02 Atualização:
Sonho destruído depois de descoberta as fotos que revelaram como ficou o 307 há cerca de dois anos (Amilton Cabral Júnior/ Divulgação)
Sonho destruído depois de descoberta as fotos que revelaram como ficou o 307 há cerca de dois anos
A história poderia não passar de um triste e elaborado roteiro de Hollywood, nada condizente com o dia de Natal. Em março de 2009, um cliente deixa seu Peugeot 307 07/07 em uma concessionária para fazer uma revisão. Na semana seguinte, descobre que funcionários da revenda, em teste, haviam sofrido um acidente com o veículo, que acabara submerso na Lagoa da Pampulha. Depois de meses de acordo, o automóvel é devolvido à concessionária.
O tempo passa e, quase dois anos depois, outro cliente, da mesma concessionária, dono de um Peugeot 307 07/07, comprado em março de 2010, visita uma oficina particular. Em conversa com o mecânico, tem acesso a uma matéria de jornal (Estado de Minas - Veículos -, edição de 28 de março de 2009) e vê seu carro como o protagonista da história anterior.
Apesar do contexto aparentemente fictício, qualquer semelhança não é mera coincidência. O carro é o mesmo e os personagens são reais.
Compra
'Tinha um VW Fox e queria sair do segmentos dos compactos. Na concessionária Peugeot Vernon, em março deste ano, eles me ofereceram este carro e comprei', conta o coordenador de marketing Ronaldo Aguiar Oliveira.
Segundo ele, nunca desconfiou do ocorrido com o carro, aparentemente em excelente estado de conservação, mas estranhava o fato de o veículo nunca estar alinhado: 'Ele não dava alinhamento. Sempre que mandava alinhar ficava trepidando'.
Painel totalmente reformado e bancos em couro deixaram o 307 brilhando e atraente para negociação (Amilton Cabral Júnior/Divulgação e Euler Júnior/EM/D.A.Press)
Painel totalmente reformado e bancos em couro deixaram o 307 brilhando e atraente para negociação
Esta semana, como tinha decidido vender o carro, Ronaldo resolveu trocar as velas, o suporte do motor e o filtro de combustível. “Fui na Vernon e disseram que não tinham as velas. Então, procurei uma concessionária Citroën, já que as peças são as mesmas. Lá, um vendedor me indicou um mecânico, que teria trabalhado na Vernon e aberto uma oficina. Quando cheguei lá, ele reconheceu o carro e me contou a história”, relata, lembrando que o fato veio à tona quando o mecânico foi trocar o filtro de combustível e abriu a tampa, que fica no assoalho, próximo ao banco traseiro. “Estava cheio de lama. Então lembrou do caso”, diz.
No dia seguinte (quarta-feira última), Ronaldo foi ao Detran-MG e levantou o histórico do veículo, comprovando que se tratava, de fato, do mesmo carro. “Rodei esse tempo todo, colocando em risco a minha vida, de minha esposa e de minha filha de 2 anos”, desabafa.
Acordo
De acordo com a concessionária Vernon, no momento da venda do carro foi contada toda a história a Ronaldo, que inclusive teve um abatimento no preço. Ainda conforme a revenda, desde que foi adquirido o automóvel nunca deu problema.
Ronaldo, no entanto, afirma que não sabia de nada e contrapõe que a revenda, nesse caso, deveria apresentar um documento assinado por ele, como prova de que conhecia o histórico do veículo. Ele ainda garante que tem uma testemunha que presenciou a negociação e acrescenta que está sendo procurado pela direção da concessionária para fazer acordo: 'Eles me ofereceram pagar o preço de tabela no carro ou me vender outro carro zero a preço de custo. Achei absurdo e não aceitei, até porque ninguém garante que eles não voltarão a revender esse carro para outra pessoa'.
Vistoria Consultada, a Peugeot informou que na segunda-feira entrará em contato com o cliente e pedirá uma análise do carro, por vistoriador da fábrica, para verificar se, independentemente do consumidor saber ou não do histórico do veículo, ele poderia ter sido recuperado e revendido. Caso fique provado que o carro não poderia ter sido comercializado, a montadora assumirá as responsabilidades cabíveis.
O que diz a lei
De acordo com o Código de Defesa do Consumidor (CDC), em toda relação de consumo, o vendedor é obrigado a dar todas as informações claras e adequadas sobre o produto, no que diz respeito a qualidade, preço, riscos que o produto pode vir a apresentar etc. Situação em que se enquadra a venda de um carro nas condições do 307 em questão, de acordo com o advogado Gustavo Americano Ferire, especialista em direitos do consumidor. 'Ele deveria ter sido informado de tudo antes de comprar o carro.
É o princípio da informação. Já há jurisprudência nesse sentido, com os tribunais reconhecendo esse princípio em toda relação de consumo', explica. Caso contrário, surge a figura do vício de qualidade por informação e o consumidor tem os mesmos direitos relacionados a defeito no produto, configurados no artigo 18 do CDC: a troca do produto por outro equivalente, à devolução do que foi pago corrigido ou ao abatimento no preço proporcional aos prejuízos.
CHARGES
Na manhã do último domingo, mais uma vez cheguei à clara conclusão que ainda existem seres pensantes nesta terra de São José dos Campos.
Pensantes e inteligentes. O chargista Bruno, de O VALE, é uma dessas pessoas. Quero parabenizá-lo pela sua inteligência e pela sua ousadia. Ele costuma usar em suas charges o tom crítico com sabedoria.
Os valores sociais são uma tônica relevante em suas charges. Ele combate com o bom combate os que comandam a nossa política nas esferas municipal, estadual, nacional e mundial.
Espero que os outros jornalistas desta empresa sigam o exemplo do chargista Bruno, pois uma imagem vale por milhares de palavras ditas a esmo.
Álvaro Pedro Neves Pereira
São José dos Campos
sexta-feira, 24 de dezembro de 2010
VIVER DE LEMBRANÇAS
quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010 12:52
TODAS ÀS VEZES QUE TE VEJO
LEMBRO-ME, BEM DO TEU CORPO
E TU DO MEU...
POIS FITA-ME E BAIXAS O OLHAR
ENRUBESCES E FICAS ACANHADA
SEM NADA DIZER
E EU TAMBÉM...
EXISTE AINDA AMOR?
NÃO SEI!
EXISTE PAIXÃO?
COM CERTEZA!
CONTINUAS O TEU MATRIMÔNIO
E EU O MEU...
FINGIMOS, SEMPRE FINGIDOS!
A VIDA NOS LEVA
PARA A ETERNIDADE
ONDE OS AMORES ESCUSOS
TALVEZ, TALVEZ, POSSAM
SEREM ABERTOS...
POR QUE ELES NÃO VÃO AO MÉDICO?
As desculpas "não tenho tempo" ou "não estou tão doente assim" já são comuns entre os homens. Descubra como convencê-los.
Por Claudia Soares
Parecia um acidente sem complicações: Steve Cook caiu sobre o guidom da bicicleta e bateu a cabeça. Não chegou a desmaiar e, apesar da dor na nuca, conseguiu se levantar e continuar o passeio.
Steve, na época com 34 anos e analista de sistemas em Sydney, na Austrália, achou que tinha distendido um músculo e tomou paracetamol para controlar a dor nos dias posteriores. O braço começou a formigar, mas ele não pensou em procurar um médico.
“Não gosto muito de médicos”, diz ele. “Não me considero uma pessoa doente.”
Mais de uma semana depois, ele precisou levar ao médico o filho de 3 anos que torcera o tornozelo, e decidiu mencionar a sua dor que não passava. A radiografia revelou a verdade: durante todo aquele tempo, Steve andara pra lá e pra cá com o pescoço quebrado.
É fato: os homens têm menos probabilidade do que as mulheres de usar os serviços de assistência médica. As consultas são mais curtas do que as das mulheres e é muito mais provável que os homens se concentrem em soluções rápidas para sintomas incômodos do que em check-ups e nas medidas de prevenção que os médicos gostariam que tomassem. Talvez seja por isso que os homens apresentem, em nível mais alto do que as mulheres, as principais causas de muitas doenças. “No Brasil, a maioria dos homens procura o médico quando o caso já se agravou”, constata a geriatra Jane Márcia de Moura Emídio Dias, coordenadora da área da Saúde do Adulto de Campinas (SP). “É a síndrome do diagnóstico tardio: o homem vai ignorando os sinais do corpo, negando os próprios sintomas. Funciona como uma bomba-relógio – espera a situação piorar para buscar ajuda. E quando melhora, não retorna mais ao médico para os exames de rotina”, diz.
A população masculina brasileira atualmente está perto dos 95 milhões e quase 40% têm entre 25 e 59 anos de idade, período de vida de maior produtividade. Segundo o Ministério da Saúde, a cada três mortes no Brasil, duas são de homens nessa faixa etária. Entre os principais problemas de saúde que poderiam ser evitados, ou diagnosticados precocemente, estão doenças do coração (infarto, AVC), cânceres (pulmonar, próstata, pele), colesterol elevado, diabete e hipertensão arterial. Para atrair e ampliar o atendimento médico da população adulta masculina, foi lançada em agosto do ano passado a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (PNAISH).
E quando o assunto é saúde, a comparação é inevitável: as mulheres se previnem mais do que os homens. Não é à toa que, em média, elas vivem 7,6 anos a mais que eles. “A questão da maternidade faz com que o ginecologista se torne uma referência na vida da mulher desde muito cedo: a primeira consulta antes ou logo após a primeira menstruação, visitas anuais para a realização do exame preventivo, o pré-natal, o parto. As consultas regulares permitem ao ginecologista enxergar a paciente de forma mais completa. É ele quem pode diagnosticar problemas cardiovasculares, hipertensão, diabete e depressão”, explica a Dra. Jane Emídio.
Entre os principais desafios da PNAISH está a mudança de estereótipos e aspectos socioculturais: homens julgam-se invulneráveis – acham que nunca vão adoecer e por isso não se cuidam – e temem descobrir que têm alguma doença. Mas há também motivos práticos que afastam os homens dos consultórios: os horários de funcionamento dos serviços de saúde não coincidem com a carga horária do trabalho.
O horário de atendimento já não serve de desculpa para os homens da região de Sobradinho, no Distrito Federal. Em 2007 foi criado o Ambulatório do Homem, que funciona das 18h às 22h. “É uma estratégia para atrair os trabalhadores. Muitos com mais de 45 anos nunca passaram por uma consulta médica. É comum chegarem aqui com uma queixa específica, e descobrirem que também são portadores de diabete ou hipertensão arterial”, revela a Dra. Aparecida Narciso Murr, idealizadora do ambulatório e coordenadora da área técnica de Saúde do Homem do Distrito Federal.
Este foi o caso do agricultor Dimas de Almeida, que, há 13 anos, descobriu que tinha diabete quando fez um exame de sangue gratuito durante uma campanha de saúde preventiva em Paulo Bernardo, pequena cidade no interior de Goiás, a cerca de 100 quilômetros de Brasília. “Na época não dei muita atenção. Como não incomodava, fui deixando. Diminuí a bebida alcoólica e tomava de vez em quando um chá caseiro; vi num programa de televisão e diziam que baixava a glicose”, conta Dimas, de 47 anos.
No ano passado, porém, depois de meses tentando curar uma lesão resistente causada por HPV (papilomavírus Humano) – uma das doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) de maior incidência no Brasil –, o agricultor foi orientado por seu urologista a procurar o Ambulatório do Homem, em Sobradinho. Durante a consulta, a Dra. Aparecida realizou um exame que constatou uma taxa de glicose altíssima no sangue de Dimas. “Aquela noite voltei para casa desorientado. Descobri que doença crônica não tem cura, mas tem controle. Corri um risco danado sendo diabético: a tendência era o ferimento se agravar, podendo alcançar o nervo ou o osso”, recorda o agricultor.
Passado o susto, Dimas não só começou a se cuidar melhor – controla diariamente sua glicose, se alimenta corretamente e toma a medicação prescrita pela Dra. Aparecida – como também vive comentando com amigos as vantagens da prevenção.
“Homem é muito cheio de preconceito. Entre amigos, tem sempre um que fala ‘eu é que não faço exame de próstata’. Digo logo que eu mesmo já fiz três. Os homens precisam ser mais inteligentes e aprender a ter cuidado consigo próprios”, aconselha Dimas, que, quinzenalmente, volta ao ambulatório para consultas de rotina, sempre depois das 18h. “Esse horário facilita a vida de quem trabalha”, elogia ele.
“Quem investe em prevenção evita complicações como insuficiência renal, cegueira, infarto e AVC, cujo custo a pagar é bem mais alto: possibilidade de sequelas ou mortes precoces”, alerta a Dra. Aparecida.
OS FATOS
De acordo com o Ministério da Saúde, a proporção de mortes de homens por 100 mil habitantes em comparação com a morte de mulheres é de:
• Doenças das vias respiratórias inferiores (traqueia e brônquios)
24 homens contra 16 mulheres
• Acidentes de transporte terrestre
32 homens contra 7 mulheres
• Suicídio
7 homens contra 2 mulheres
• Diabete
19 homens contra 24 mulheres
• Tumores malignos
85 homens contra 70 mulheres
• Doença cardíaca isquêmica
54 homens contra 38 mulheres
O Inquérito de Saúde de base populacional em Campinas (2008/2009), realizado pelo Departamento de Medicina Preventiva e Social, da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, verificou o seguinte entre homens (mais de 10 anos até mais de 60 anos):
• Acima do peso 45,6%
• Sedentarismo 51,5%
• Dor nas costas 25,4%
• Alergia 25,1%
• Fumantes 19,6%
• Alcoolismo 12,9%