domingo, 28 de dezembro de 2014

ARMADILHA CONTRA RATAZANAS PETISTAS ( RATTUS BRASILIANUS)

ARMADILHA CONTRA RATAZANAS PETISTAS ( RATTUS BRASILIANUS)
As ratazanas (Rattus sp.) são mamíferos roedores, provavelmente originários da Europa. Em finais do século XV atravessaram mares bravios e, finalmente, chegaram ao Brasil. Em 1728, alcançaram a Inglaterra, em 1750 a Prússia oriental, em 1753 chegaram a Paris e, em 1809, invadiram a Suíça.
Lineu, o grande naturalista sueco que criou o sistema moderno de nomenclatura zoológica, não as incluiu na edição de 1758 de sua obra, por não terem chegado à Escandinávia até então. Em 1755, as ratazanas chegaram à América do Norte.
Este roedor é encontrado atualmente em todo o mundo, mesmo nas ilhas oceânicas desérticas e desoladas. As espécies mais conhecidas são a ratazana-negra (Rattus rattus) e o rato-marrom (Rattus norvegicus). São originários da Ásia e conhecidos como os ratos do velho mundo. É comum serem usados como animais de estimação, como alimento para outros animais ou mesmo na alimentação humana.
Muito ágeis, as ratazanas podem subir por paredes lisas, sendo ajudadas nestas escaladas pelo atrito das escamas da cauda. Além de nadarem bem, mergulham e saltam com facilidade. Têm os sentidos bem desenvolvidos, particularmente a audição, o olfato e o paladar. Muitos dos quais se encontram abrigados em árvores, e podem se diferenciar de outros por preferirem alimentação a base de frutas.
Gostam mesmo é de mordomias, ócio, vagabundagem, dinheiro público, licitações, enfim, toda e qualquer maracutaia. São exímios enganadores, mentirosos e têm uma lábia que convence os menos avisados e até os avisados.
É uma praga!!!

Nenhum comentário: