sexta-feira, 1 de março de 2013

CHÁVEZ E O FIM DE UM REGIME


Jornal espanhol diz que Chávez foi para casa após descobrir tumor no pulmão

  • Segundo “ABC”, doença afeta 35% do órgão vital
  • Líder da Venezuela estaria na residência presidencial para passar os últimos momentos com a família




Uma mulher beija uma imagem de Hugo Chávez em Caracas
Foto: JUAN BARRETO / AFP


Uma mulher beija uma imagem de Hugo Chávez em Caracas JUAN BARRETO / AFP
MADRI - O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, teria sido levado à residência presidencial na ilha La Orchila, com o objetivo passar a fase final de sua doença em um ambiente familiar, segundo informações do jornal espanhol “ABC”. A transferência teria sido feita na última sexta-feira, depois de os médicos terem avaliado negativamente o resultado de uma tomografia. De acordo com o exame, tumores no pulmão estariam se desenvolvendo rapidamente, afetando 35% do órgão esquerdo, informou o diário citando fontes próximas à equipe médica. O vice-presidente da Venezuela Nicolás Maduro, no entanto, não comentou a informação e se limitou a dizer que o Chávez está lutando pela sua saúde e sua vida durante um congresso em Caracas nesta sexta-feira.
A permanência no Hospital Militar, onde Chávez estaria sendo submetido a cuidados paliativos, foi considerada desnecessária, diz o jornal. Optou-se por um lugar fora de Caracas, onde a família pudesse ficar ao lado do paciente e reagir em caso de qualquer eventualidade.
Na Orchila, ilha a 160 quilômetros da capital da Venezuela, Chávez teria instalado em 2011 equipamentos de cuidados especiais e reformado a enfermaria da residência presidencial.
Pelo Twitter, o ministro da Ciência e Tecnologia e genro de Chávez, Jorge Arreaza, criticou na quinta-feira especulações de que o presidente estaria morto ou quase morrendo.
“Os absurdos e bizarros rumores da direita simplesmente os deslegitima e os afasta ainda mais das pessoas”, postou Arreaza no microblog.
Chávez, de 58 anos, passou pela quarta cirurgia para tratamento de um câncer em dezembro do ano passado em Cuba. Em meados de fevereiro, o presidente regressou à Venezuela, e foi levado diretamente para o Hospital Militar, em Caracas. Além da divulgação de quatro fotos tiradas em Havana, o governante não foi visto ou ouvido em público desde então e mesmo o presidente da Bolívia, Evo Morales - seu aliado e amigo pessoal - não obteve permissão para visitá-lo em Caracas.

Nenhum comentário: