segunda-feira, 7 de maio de 2012

TONHÃO DUTRA, O CAVALEIRO SOLITÁRIO


NOSSA REGIÃO
Jornal O VALE
May 4, 2012 - 03:18

Cury promete ajudar sindicato a negociar empregos na GM

PROTESTO DO VEREADOR TONHÃO DUTRA CONTRA AS DEMISSÕES NA GM
Thiago Leon
Tucano quer reunião com montadora para avaliar risco de fechamento de linhas e corte de 1.500; empresa não comenta
Arthur Costa
São José dos Campos

O prefeito Eduardo Cury (PSDB) vai intermediar as negociações entre o Sindicato dos Metalúrgicos e a General Motors para tentar novos investimentos na montadora em São José dos Campos.
Ontem, após receber comissão formada por sindicalistas, Cury se comprometeu a agendar reunião com a GM para apresentar projetos que o sindicato tenta implantar em São José para a manutenção de postos de trabalho.
O encontro foi agendado a pedido do sindicato, que teme o fechamento de postos de trabalho na GM, pelo menos 1.500, por conta do fim da produção de modelos que vão sair de linha.
“A manutenção de empregos e a geração de outros é o que nos importa. Essa é nossa preocupação. A GM está aqui há décadas e queremos que ela fique outras”, afirmou o prefeito.
Cury disse que a reunião de ontem serviu como maneira de unir forças para que empregos sejam gerados.
“O sindicato tem uma proposta para investimentos e está apresentando isso para a GM. A prefeitura vai fazer todo o possível para ajudar nisso. O que podemos fazer é pedir ao sindicato que leve a proposta à GM, pois vou procurar a empresa para ouvir o outro lado” disse.
O presidente do sindicato, Vivaldo Moreira, se mostrou satisfeito com o resultado do encontro. “Buscamos esclarecer algumas coisas, informações que não estavam muito claras. O prefeito se comprometeu a procurar a empresa e acho que foi uma reunião progressiva”, disse Moreira.

Pauta. O sindicato entregou ao prefeito uma carta com sua pauta de solicitações de investimentos à GM.
São cinco itens que cobram a concentração da produção da linha Corsa Classic em São José, abertura de terceiro turno na linha S10, a produção do projeto PM7 (veículo substituto das minivans Meriva e Zafira), produção de caminhões e nacionalização de carros como o Agile, atualmente produzido no México.
Após a reunião, questionado sobre a pauta de reivindicações do sindicato, Cury afirmou não conhecer os detalhes da proposta. “Não entramos em detalhes. Eles nos procuraram para dizer que têm intenção de fazer a proposta e, se é nessa direção, a prefeitura vai ajudar. Agora, a reunião é deles (sindicato) com a GM. Não conheço os detalhes da proposta”, disse Cury.
Moreira, no entanto, disse que a pauta foi discutida no encontro. “Ele se comprometeu a levar a proposta à GM”, disse o sindicalista.
Sindicato e GM se reúnem na quarta-feira para tratar de PLR (Participação nos Lucros ou Resultados). Será mais uma oportunidade de entregar projetos à montadora.

A reunião. O encontro de ontem começou por volta das 15h e durou cerca de uma hora e meia no salão nobre do Paço Municipal.
Moreira esteve acompanhado do presidente eleito do sindicato, Antonio Ferreira Barros, o Macapá, e do secretário geral da entidade, Luiz Carlos Prates, o Mancha.
Representando a prefeitura estavam, além de Cury, os secretários de Relações do Trabalho, Ricardo Dinelli, e de Desenvolvimento Econômico, José de Mello Corrêa.

ENTENDA O CASO

Acordo
união
Prefeito Eduardo Cury irá agendar reunião com a GM para saber qual a posição da montadora quanto aos projetos apresentados pelo Sindicato dos Metalúrgicos

Esforço
negociação
Cury se comprometeu a intermediar negociação entre sindicato e GM para debater atual situação da fábrica

Projeto
ideias
Sindicato cobra concentração da produção da linha Corsa em São José, abertura de terceiro turno na linha da S10, produção do projeto PM7, fabricação de caminhões nacionalização de veículos feitos no exterior, como o Agile

Risco
demissões
Reunião de ontem foi pedida pelo sindicato para tratar da situação da fábrica da GM em São José. Modelos como Meriva e Zafira irão sair de linha a partir de junho e o veículo que os substituirá será fabricado em São Caetano, o que torna a fábrica de São José ociosa

GM não comenta o assunto
São José dos campos

A direção da General Motors foi procurada ontem, mais uma vez, mas não comentou sobre a situação da fábrica em São José. O posicionamento é o mesmo desde o início dos rumores de que produtos fabricados na unidade podem sair de linha. No entanto, não se manifestou desde então.
Em sua última entrevista a O VALE, em fevereiro, a presidente da GM no Brasil, Grace Lieblein, disse que a empresa planeja iniciar a discussão sobre seu novo ciclo de investimentos no país a partir do próximo ano.
O projeto PM7, requerido pelo sindicato para ser produzido em São José, já foi discutido em 2008, o que dificultaria a mudança de planos da montadora. O Sindicato dos Metalúrgicos de São Caetano do Sul, aliás, já conta com o início da produção do PM7 a partir de junho deste ano.
À unidade de São José, o atual ciclo de investimentos, que termina este ano, reservou a chegada na nova S10, produzida desde o final do ano passado, e o TrailBlazer, que utilizará a mesma plataforma, cujo início de produção é aguardado para o fim do ano.

Risco. Por outro lado, a linha conhecida como MVA deve deixar de produzir os modelos Meriva e Zafira a partir de junho. A MVA emprega 3.000 pessoas em dois turnos.

Se NÃO BASTASSE AS BURRICES QUE O PSTU APRONTA NO SINDICATO DOS METALURGICOS AINDA TEM A CARA DE PAU DE MONTAR CHAPA DE OPSIÇÃO CONTRA O SINDICATO DOS QUIMICOS . O PSTU COSPE NO PRATO QUE COMEU , E MORDE A MÃO QUE UM DIA O ALIMENTOU. PARTIDO INGRATO E SAFADO . JOSÉ MARIA É IGUAL OS DITADORES DE SEMPRE NUNCA LARGA O OSSO PREGA UMA COISA E FAZ OUTRA
Comentado por DOMLU, 04/05/2012 23:24
caro amigo oque voce falou e pura previsao sem garantias de que iriam acontecer oque foi falado e a realidade,voce e mais um metalurgico que conseguiram fazer lavagem celebral, por pensarem igual a voce muitos trabalhadores das fabricas que fecharam em sjc hoje se arrependem,eu mesmo conheço muitos deles.
Comentado por cleber willian costa, 04/05/2012 22:09
E se em 2008 tivesse aceitado o acordo de grade nova 80% dos trablhadores q hj estão trabalhando estaria demitido,,, e no lugar grade nova .........GM cada vez lucrando mais ......em são caetano do sul a GM esta mandando embora trabalhadores com salario maior.... qualquer duvida entra no google e procura sindicato dos metalurgicos de são caetano do sul . e leem a materia onde foi feita la uma assembléia porque a Gm ta demitindo sem razão ....la tem investimento grade nova e banco de horas .........e aae ...
Comentado por Metalurgico GM, 04/05/2012 20:18
GM lucrando cada vez mais e sindicato tendo que entregar direitos dos trabalhadores para a maior montadora do mundo a GM lucrar mais ? ,...sera esse o papel do sindicato ?.. meu caro colega David acho q vc deve estar lambendo muito a bota do Fabio para não tirar "lamber botas"" do seu vocabulario..,,..se em 2008 o sindicato e os trabalhadores tivessem aceitado o acordo (grade nova e banco de horas ) hj o salario médio da GM seria R$1.200.00 salario para trabalhar na maior montadora do mundo ???? A GM ??????? \Meu vão chorar em outro lugar !! se vai fechar vai fechar com um salario digno ..porque com 1.200 reais nem pra morar no pinheirinho dá...............abraços ,,,,,,,,,
Comentado por Metalurgico GM, 04/05/2012 20:03
Pinda, Taubate, Gravatai= incentivo fiscal+Empregod...BONUS..........SJK.nada.nao=Game.Over.......
Comentado por Andrauss, 04/05/2012 18:34
O caso e o seguinte em 2008 o sindicato e os funcionarios rejeitaram os investimentos propostos pela GM na epoca o presidente do sindicato declarou neste mesmo jornal "SE A GM FECHAR NAO E PROBLEMA DO SINDICATO".Agora procuram a prefeitura a mesma que na epoca tentou de todas as formas que o sindicato aceitase.Todos sabem que o projeto de um novo carro demora de quatro a cinco anos,infelizmente pelo jeito nao ha mais tempo, porque o projeto PM7 que foi oferecido foi para sao caetano ou seja cobalt e spin sao da mesma plataforma carros que eram para ser produzidos na unidade de sao jose o qual foi rejeitado.Se por acaso haver essas demissoes a culpa e do sindicato que ficou se envolvendo em problemas politicos e sociais e esqueceu seu verdadeiro proposito os trabalhadores.
Comentado por cleber willian costa, 04/05/2012 18:29
Sao Jose Melhor: Falou e disse!!!...RADICALISMO=Burrice!...Basta de PSs.. PSTU&PSDB !!!!!
Comentado por Andrauss, 04/05/2012 18:28
O problema se chama SINDICATO (leia-se PSTU). Querem tomar o poder pela força. Não leram a história recente do fim da União Soviética e da Alemanha Oriental. Não leem nada sobre a vida atual das pessoas em Cuba e na Coréia do Norte. Com radicalismo não há negociação e sem negociação não existe ganha / ganha. E aqui em SJC os metalúrgicos e a cidade só estão perdendo. Até quando?
Comentado por Sao Jose Melhor, 04/05/2012 18:13
EIS O PROBLEMA: SINDICATO. Tenho uma amiga que trabalha na GM na área gerencial que já me falou há muito tempo: qualquer hora a GM fecha as portas aqui no Brasil por conta desses "Sindicatos". Aí eu quero ver o chororô...
Comentado por Edu-SJK, 04/05/2012 17:20
Fatos: 1) Sindicato radical do PSTU afugenta empresas..... 2) Prefeitura radical de direita do PSDB nao tem politica de beneficios fiscais. Dormiu no ponto e perdeu 8 novas industrias qu foram para Jacarei, Taubate', Pinda e Gravatai (todas estas deram beneficios e atrairam EMPREGOS)..... 3) Nao e' o sindicato ou a prefeitura. SAO AMBOS umas antas cegadas pelo radicalismo e arrogancia e cabeca dura contra os fatos PELOS DOIS LADOS.!!!.......... .......... Cegos guiando cegos e' precipicio na certa!...... 4) Culpado de votar em radicais de direita e de esquerda: o pobre do ELEITOR.... Acorda turma, vamos tirar esses arrogantes extremistas na proxima eleicao ...(ou entao pintamos o nariz de vez e paramos de reclamar...)
Comentado por Andrauss, 04/05/2012 16:37
Mesmo sendo alvo de gozações, a figura solitária do vereador Tonhão Dutra, é um dedo na ferida desta administração que não deu a devida atenção às solicitações de várias empresas nesta cidade., Se uníssemos em torno do Tonhão, a cidade unida, os funcionários da GM unidos, com certeza haveria reversão. Vejam que em Juiz de Fora/MG foi inaugurada uma fábrica de caminhões Mercedes-Benz e em Funilândia/MG a Foxconn estará implantado uma super planta, a maior fábrica da empresa fora de Taiwan., Qual o motivo que quase todas as empresas de S. José querem ir embora e nenhuma outra para cá quer vir? Vamos unir as nossas forças, façamos uma solicitação à Srª Grace Lieblein - Presidente da General Motors do Brasil, com certeza alguma coisa de bom acontecerá. Tonhão, lembre-se sempre do ditado árabe:- Enquanto a caravana passa, os cães ladram!!!Acessem: http://movimentobrasileirosunidos.blogspot.com.br/2012/05/made-in-funilandiamg-brazil.html
Comentado por Alvaro Pedro Neves Pereira, 04/05/2012 14:33
NA RECENTE ELEIÇÃO A ATUAL CHAPA SE ELEGEU, POREM DENTRO DA GM QUE É SEU MAIOR COLÉGIO ELEITORAL PERDEU POR 70% DOS VOTOS, OU SEJA MENOS DE 30% VOTARAM NELES. O PIOR QUE A GM ESTÁ DEMITINDO DE 15 A 20 FUNCIONÁRIO POR DIA E NÃO ESTÁ SENDO FEITO NADA. QUANDO QUESTIONAMOS OS DIRETORES E CIPEIROS DA CONLUTAS DENTRO DA FÁBRICA ELES FICAM REVOLTADINHOS E MANDAM A GENTE PROCURAR A CHAPA QUE PERDEU A ELEIÇÃO. TUDO ISSO COMEÇOU EM 2008 E SE ESTENDE ATÉ AGORA QUANDO NÃO ACEITARAM AS PROPOSTAS E DISSERAM QUE IRIAM PAGAR PRA VER.POIS BEM PAGARAM E ESTAMOS PAGANDO SEM FALAR NAS MANIPULAÇÕES EM ASSEMBLEIAS ONDE MUDARAM O RESULTADO DAS VOTAÇÕES. AGORA TEM PESSOAS PAGANDO SEM MERECER A CAGADA DE OUTROS.....
Comentado por Andre, 04/05/2012 14:14
Nós,a maioria dos funcionarios da GM não elegemos este sindicato do PSTU,eles só conseguiram ser eleitos com a ajuda da Embraer e outras pequenas empresas,e se a Gm quizer fechar as portas ela faz isso,não é a prefeitura ou o sindicato que vai fazer ela mudar os planos...
Comentado por luis carlos, 04/05/2012 12:27
tinha que ser o TUnhão...ae tunhão, ja devolveu o seu salário??? Pq vc não vai brigar com o sindicato? petralha....SB do Campo está feliz da vida por ter o sindicato recusado a proposta da GM
Comentado por Fabio, 04/05/2012 10:48
Agora querem apoio do Prefeito, por que os trabalhadores não cobram do Sindicato uma resposta para essa situação que foi causada por eles e pelos próprios funcionários que em votação acataram as atitudes do Sindicato, uma vez que o sindicato é eleito pelos funcionários e estão para representa-los. Ao invés de negociar uma situação boa pra os funcionários da GM, estavam metendo o bedelho no Pinheirinho. Acorda funcionários da GM, seus representantes estão com a vida ganha e querem agir somente em seus próprios benefícios, agora quem paga o pato pelo corte de 1.500 funcionários, alguém já foi perguntar ao Sindicato o por que disso. Tem um ditado que cabe muito bem pra vcs, QUEM PLANTA COLHE.
Comentado por LOVE SJC, 04/05/2012 10:06
Volto a afirmar que sindicato é um câncer fortalecido na época de 1980 por um "cumpanheiro" "vamu brigá até u fim" hoje mostra a realidade de arroxos e desempregos, sustentando pessoas pelo dinheiro tirado no holerite mensalmente do trabalhador, mas quando a coisa aperta, ficam desnorteados atacando de todo o lado, estranha nesta matéria é o petista da foto que deveria estar na câmara "trabalhando" mas eu esqueci ele usa estrela no peito, é tipico deles ficarem atacando o prefeito, esquecendo da hierarquia sindical, pobre de quem acredita neste partido.
Comentado por Andre Kiel, 04/05/2012 10:00
Tem muito funcionario na GM que ganha seus 8000/mes,alguns ja aposentados a muito tempo,e que não larga o osso e não abre mão de nada nas negociações,já tão com o pé de meia feito (várias casas de aluguel etc) e não cedem o lugar aos mais jovens que estão entrando no mercado de trabalho...Tomara que se for ter demissões que comecem pelos que menos precisam,ao invés de mandar p/ rua pais de familia pagando casa e tudo o mais...
Comentado por Raul Seixas, 04/05/2012 09:57
sindicato inutil..enqto se preocupava com o pinheirinho os trabalhadores da gm se ferram..bem feito
Comentado por marc, 04/05/2012 08:43
É isso mesmo Mada. Na linha da história o socialismo não funcionou no longo prazo em lugar nenhum. Agora essa foto do Tonhão sem saber o que fazer, está impagável... (rs...)
Comentado por Bronco, 04/05/2012 08:41
Que bom que alguém mensionou a China por aqui... vamos então refletir com sabedoria, enquanto os governantes chineses pensavam como esse sindicato, com truculência, falta de diálogo e totalmente focados em si mesmos, o povo passava fome e morriam aos milhões, depois da morte de Mao, eles abriram o mercado para o mundo e estão se transformando em uma potência... antes eram o tão sonhado "socialismo legítimo", o que fica mais do que provado que não funcionou...
Comentado por Mada, 04/05/2012 08:24
O comentário não representa a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
É expressamente proibida a postagem de comentários discriminatórios, racistas, que ofendam a imagem ou a moral ou que desrespeitem a legislação em vigor. Informamos que seu IP e seus dados serão fornecidos à Justiça, caso seja requisitado por autoridade legal.

Nenhum comentário: