sexta-feira, 4 de maio de 2012

TIM E O SEU CHIPS " BARATO"


Presidente da TIM Brasil será demitido após investigações na Itália

Luca Luciani deixará seu cargo após ser alvo de investigação de autoridades italianas envolvendo chips de telefonia móvel irregulares
04 de Maio de 2012 | 18:24h


Luca Luciani
O presidente da TIM Participações do Brasil, Luca Luciani, deixará seu cargo na empresa após ser alvo de investigação de autoridades italianas envolvendo chips de telefonia móvel irregulares, segundo uma fonte próxima ao assunto. Para assumir o cargo na divisão brasileira, o Conselho de Administração da companhia na Itália decidiu indicar o atual diretor-financeiro da TIM na Itália, Andrea Mangoni.

"O conselho da Telecom Italia se reuniu em 2 de maio para discutir a situação de Luciani à luz de seu envolvimento na investigação. Uma solução está sendo buscada. Provavelmente resultará na saída dele da empresa", afirmou a fonte à Reuters nesta sexta-feira (04/05).

Luciani tem contribuído para o forte desempenho da TIM, segunda maior companhia de telefonia móvel do Brasil em participação de mercado. A Telecom Italia não comentou o assunto, enquanto a TIM, na véspera, não confirmou a saída de Luciani.

A investigação, que já dura cinco anos, analisa a ativação supostamente fraudulenta de cerca de 37 mil chips (SIM cards). Alguns destes chips foram ativados para usuários falecidos ou inexistentes, disseram investigadores na época.

Sobre o caso

A promotoria pública de Milão acusa a empresa de telefonia de falsificar chips para aumentar artificialmente sua participação de mercado na Europa. Luciani já vivia no Brasil quando as supostas falsificações ocorreram, mas mesmo assim seu nome é citado pelos promotores italianos, que acusam Luciani de prestar falso testemunho à Justiça italiana e de tentar obstruir o trabalho de autoridades regulatórias italianas.

O executivo preside a TIM Brasil desde janeiro de 2009. Além da TIM, Luciani trabalhou para a Procter & Gamble e para o Grupo Enel, na Itália. De acordo com Lauro Jardim, da Veja, o substituto de Luciani no Brasil será Andrea Mangoni, atual diretor-financeiro da Telecom Italia.

Nenhum comentário: