terça-feira, 8 de maio de 2012

HAWKER BEECHCRAFT


HAWKER BEECHCRAFT SOLICITA PROTEÇÃO CONTRA FALÊNCIA


A Hawker é a empresa que compete com a Embraer nos EUA com a aeronave AT-6. (Foto: Mission Ready / HBC)
A Hawker Beechcraft pediu proteção contra falência nessa quinta-feira, no mais recente revés para a indústria de aeronaves baseada em Wichita, com a empresa dizendo que tinha chegado a um acordo com muitos credores num plano para reestruturar sua dívida.
A Hawker Beechcraft, que tem sede em Wichita, disse num comunicado que pediu proteção de falência através do Capítulo 11 no tribunal federal de falências de Nova York para agilizar a reestruturação pré-arranjada da empresa e algumas das suas subsidiárias. A empresa disse que mais de dois terços dos seus maiores credores garantidos e os obrigacionistas não concordaram com o plano, que prevê cerca de US$ 2,5 bilhões em dívidas e quase US$ 125 milhões em despesas com juros anuais de caixa a serem eliminados.
A empresa também disse ter obtido um compromisso de US$ 400 milhões em financiamento que lhe permita continuar a pagar os funcionários, fornecedores e outros. Ele disse que todas as encomendas serão cumpridas e o serviço aos clientes será ininterrupto.
A empresa emprega atualmente cerca de 7.400 pessoas, com cerca de 4.700 trabalhando em sua fábrica de Wichita. Ela também tem fábricas em Little Rock, Arkansas, Grã-Bretanha e México, bem como mais de 100 centros de serviços em todo o mundo.
A Hawker Beechcraft Corp, que é propriedade da Onex Partners e GS Capital Partners, do fundo de investimentos privados Goldman Sachs, tem lutado com a demanda morna de seus aviões militares e jatos comerciais ao longo dos últimos anos.
“Estamos satisfeitos por ter chegado a um acordo com os nossos maiores credores e possuidores de títulos sobre uma solução para estabilizar e melhorar a nossa estrutura de capital”, disse Robert Miller, CEO da Hawker Beechcraft Inc., que é a empresa mãe da Hawker Beechcraft Corp, através de uma declaração. “Nos últimos três anos, a empresa tem feito mudanças agressivas de transformação em todas as funções operacionais, e o anúncio de hoje representa o próximo passo para a frente.”
Wichita, a auto-proclamada “Capital Aérea do Mundo”, é o lar de grandes unidades de produção não só para a Hawker Beechcraft, mas também para a Boeing, Spirit AeroSystems, Cessna, Bombardier e mais de uma centena de pequenos fornecedores de aeronaves. Mas a indústria tem lutado nos últimos anos. Milhares de trabalhadores de aeronaves na cidade perderam seus empregos desde a Grande Recessão, que afundou as vendas de aviões. Outro golpe veio no início deste ano, quando a Boeing anunciou que estava fechando sua fábrica de defesa em Wichita.
“Hawker Beechcraft tem uma história longa e significativa em Wichita e é uma parte crítica do cluster aeroespacial de nosso estado”, disse o governador Sam Brownback num comunicado. “Preservar empregos em Wichita e salvaguardar o investimento do Estado são as nossas prioridades. Estaremos trabalhando em estreita colaboração com os líderes da empresa durante este processo de reestruturação.”
O tribunal de falência possui registros de 18 entidades das Hawker Beechcraft arquivadas para a proteção no Capítulo 11. A apresentação mostra cerca de 25.000 a 50.000 credores com ativos estimados e passivos de mais de US$ 1 bilhão. Listado em primeiro lugar entre os maiores credores da Hawker Beechcraft está o plano de financiamento do benefício de pensão, embora a apresentação não especifique um valor para ele.
A empresa disse aos funcionários em seu site que existe a possibilidade de ser acabado o plano de pensão a fim de obter financiamento para sair da concordata. Se assim for, o plano seria retomado pelo Pension Benefit Guaranty Corp do governo federal.

A linha de turboélices King Air é a que mais vende dentre as aeronaves da fabricante Hawker Beechcraft. (Foto: HBC)
O advogado de falências Ed Nazar, que representa um par de subcontratantes que dvem receber dinheiro da Hawker Beechcraft, disse que a falência pode prejudicar a capacidade dos subempreiteiros e fornecedores para receber o pagamento de contas pendentes. Ele também lamentou que o depósito não foi feito no Kansas.
“Os interesses dos fornecedores locais e fornecedores locais podem ser mais bem tratados em um arquivamento local”, disse Nazar.
Desde a sua fundação com a altamente alavancada compra da unidade de aeronaves Raytheon em 2007 (ex-Raytheon Aircraft), a Hawker Beechcraft realizou um pesado encargo da dívida, informando uma dívida total de US$ 2,3 bilhões no final de 2011, de acordo com sua declaração anual na Comissão de Câmbio e Valores Mobiliários.
Na declaração anual apresentada no dia 13 de abril, a Hawker Beechcraft relatou perdas de US$ 481,8 milhões em 2011, e um prejuízo líquido de US$ 632,8 milhões, incluindo US$ 135,6 milhões em juros e outros custos. As vendas da Hawker Beechcraft cairm mais de 13 por cento, ou US$ 369,6 milhões, no ano encerrado em dezembro de 2011, de acordo com seu registro na SEC.
Cerca de 350 funcionários receberam 60 dias de aviso prévio na última rodada de reduções de pessoal. A empresa insistiu no momento que as demissões não afetam o seu acordo com autoridades estaduais e locais de manter suas operações de aeronaves e pelo menos 4.000 empregos em Kansas até 2020, em troca de US$ 45 milhões em incentivos.
A Hawker Beechcraft tem suas raízes em Kansas, com a Beech Aircraft Corp, uma empresa fundada por Walter e Olive Ann Beech que começou a fazer aviões em 1930. A Beech Aircraft se tornou uma subsidiária da Raytheon Co. com sede em Massachusetts em 1980, mas continuou a construir seus aviões em Wichita até a venda de 2007 a Hawker Beechcraft.
Fonte: AFP – Tradução: Cavok


http://guerraearmas.wordpress.com/2012/05/04/hawker-beechcraft-solicita-protecao-contra-falencia/

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