terça-feira, 8 de maio de 2012

EMBRAER E A HAWKER BEECHCRAFT


NOSSA REGIÃO
Jornal O VALE
May 8, 2012 - 03:08

Novo edital nos EUA pode beneficiar rival da Embraer

Aeronave Super Tucano, produzida pela Embraer - Foto: Divulgação
Aeronave Super Tucano, produzida pela Embraer - Foto: Divulgação
Governo retira obrigatoriedade de voo de demonstração, o que ajudaria a concorrente já que seu caça ainda é só projeto
Arthur Costa
São José dos Campos

Uma mudança na concorrência para escolher o fornecedor de caças para a Força Aérea dos Estados Unidos no programa LAS (apoio aéreo leve) pode beneficiar a Hawker Beechcraft, rival da Embraer na disputa de US$ 355 milhões.
Diferentemente da primeira concorrência, cancelada em fevereiro, o novo edital descarta a necessidade de um voo teste dos equipamentos em disputa.
A Beechcraft seria beneficiada pelo fato de estar oferecendo uma aeronave ainda em fase de desenvolvimento, o AT-6, ao contrário do Super Tucano da Embraer, já utilizado em missões, como no combate às Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia).
“À primeira vista, sim, (a mudança) ajuda (a Beechcraft). Vender para americano é algo complexo. Mas o avião brasileiro tem grandes chances. O Super Tucano talvez seja o único (avião) para o que eles querem. Tem excelente rendimento e armamento, capacidade para levar bombas”, disse o professor da UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora-MG), Expedito Bastos, especializado no mercado de defesa.

Lobby. Para Bastos, o momento seria de atrelar a concorrência do LAS ao programa F-X2, que prevê a compra bilionária de caças supersônicos pela Força Aérea Brasileira, no qual a norte-americana Boeing concorre com a sueca Saab e a francesa Dassault.
“(A união das concorrências) é bom para nós, que acabamos com uma novela de 15 anos (F-X2) e para a Embraer, que coloca seu avião na maior vitrine do mundo. O Brasil tinha que aproveitar a chance, é uma oportunidade única. No passado, já ganhamos e não levamos. Temos que fazer nosso ‘lobby’”, disse Bastos.

Alteração. Após receber uma minuta das exigências do novo contrato, já com as alterações, o diretor-presidente da Embraer, Frederico Curado, havia dito que não considerava a retirada do voo teste um fator determinante na disputa.
“Não seríamos necessariamente prejudicados, (a não realização do voo teste) não seria determinante. Não somos uma empresa que desiste facilmente das coisas”, afirmou Frederico Curado, durante teleconferência com jornalistas para analisar o primeiro trimestre de 2012 da empresa.
Outras alterações no contrato são a inclusão de preços fixos para equipamentos de apoio, a manutenção dos valores no caso de novas encomendas e a falta de exigência da participação de pequenas empresas no projeto.

Dificuldade. No final da última semana, a Beechcraft entrou em processo de concordata para quitar sua dívida de US$ 2,5 bilhões.
O programa LAS irá selecionar aeronaves a serem utilizadas em missões no Afeganistão contra insurgência de rebeldes. O vencedor será anunciado no início de 2013. As entregas estão programadas para o final de 2014.

ENTENDA O CASO

a concorrência
-20 aeronaves
-US$ 355 milhões
-Cancelada sob a alegação de falhas na documentação
-Como pano de fundo, está a pressão feita por congressistas do Kansas, onde fica a sede da concorrente da Embraer, a Hawker Beechcraft, para evitar que a fabricante brasileira levasse a melhor na disputa

Cronologia
-
2011: Super Tucano da Embraer e o AT-6 da norte-americana Hawker Beechcraft são os finalistas do programa que destinaria aviões para operações no Afeganistão
-Novembro de 2011: Força Aérea dos EUA anuncia a exclusão do avião norte-americano
-29 de dezembro de 2011: É anunciado o resultado da concorrência, com vitória da Embraer
-Janeiro de 2012: EUA suspendem temporariamente a compra
-28 de fevereiro de 2012: compra é cancelada em definitivo
-Abril de 2012: Força Aérea decide reabrir concorrência
-4 de junho: Prazo final para entrega dos novos projetos
-Início de 2013: Anúncio da proposta vencedora

Fabricante vai à feira de aviação na Suíça
A Embraer participa da 12ª Mostra e Convenção de Aviação Executiva Europeia (Ebace), na Suíça de 13 a 16 deste mês. Os jatos Phenom 100 e 300, Legacy 650 e Lineage 1000 serão apresentados na exposição estática. Ernest Edwards, presidente da Aviação Executiva da Embraer, apresentará os produtos na feira, que vai contar ainda com demonstrações dos jatos.

Pois é.... Essa discussão ainda vai longe pois envolve gigantescos interesses que vão muito além da decisão de comprar ou não qual avião. O Super Tucano é incomparávelmente superior à versão atual do AT-6. Os EUA correm para "transformar" sua máquina originalmente projetada para treinamento num caça tentativamente próximo ao nosso. A exclusão da necessidade de testes em vôo , como já mencionado neste espaço , é ridícula pois deixará ainda mais exposto um produto incapaz de cumprir com os pesados requisitos a que será solicitado em teatros de operação como Iraque , Afeganistão e outros. Apesar de termos nos associado à uma empresa americana para a fabricação do Super Tucanos nos EUA acho que o orgulho americano não permitiria agraciar nosso pais com um contrato de fornecimento de aeronaves capazes (e comprovadamente muito melhores que as deles !!) de proteger aquele pais e seus interesses. Por outro lado sem dúvida o programa FX é um grande fator de desequilíbrio dessa concorrência mas enquanto essa outra decisão não sai o quebra-cabeças continua com algumas peças ainda não identificadas.
Comentado por Andre, 08/05/2012 10:53
No meu ponto de vista a Embraer já perdeu. Confirma-se o boato da época do cancelamento do contrato. Gerar empregos nos EUA.
Comentado por Bronco, 08/05/2012 09:22
Sr. diretor-presidente da Embraer, Frederico Curado, bom dia! A jogada dos americanos está nesta curta frase: "No final da última semana, a Beechcraft entrou em processo de concordata para quitar sua dívida de US$ 2,5 bilhões." A Embraer vai lutar e muito, mas... a balança pende para a empresa americana. Talvez, tentando atrelar o programa FX-2, saia alguma coisa, mas tem a França querendo também "negociar" com o Brasil. O tempo dirá!!! Recorte e guarde o que acima está dito.
Comentado por Alvaro Pedro Neves Pereira, 08/05/2012 08:41

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