quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

DE DION - 1884

DE DION - 1884
O automóvel mais antigo do planeta
Ele foi fabricado na França em 1884 e existe até hoje. Responde pelo pomposo nome de De Dion Bouton Et Trapardoux Dos-A-Dos Runabout e foi uma encomenda do Conde De Dion (daí seu nome) que o apelidou de “La Marquise”. Foi produzido dois anos antes do Patent Motorwagen Benz, considerado o primeiro veículo com motor a explosão (hoje existem somente réplicas desse modelo).
Movido a vapor, possui uma caldeira com capacidade para cerca de 150 litros de água, que depois de acessa, leva cerca de 45 minutos para pôr o veículo em movimento. A autonomia é de 32 quilômetros e pode atingir 60 km/h em retas. Segundo consta, foram fabricados cerca de 20 exemplares, restando atualmente somente este, que em toda a sua existência possuiu somente quatro proprietários, tendo permanecido na família de um deles por nada menos que 81 anos. Foi restaurado apenas duas vezes, sendo a segunda na década de 1990.
O De Dion foi vendido em março de 2012 em um leilão nos Estados Unidos por US$ 4.620.000, um dos valores mais altos já pagos em leilão por um automóvel.

Nenhum comentário: