terça-feira, 6 de novembro de 2012

EM 1909 OS POLÍTICOS BRASILEIROS ERAM IGUAIS OU PIORES COMPARADOS AOS DE HOJE


Enviado por Ancelmo Gois - 
4.11.2012
 | 
12h30m
GOIS DE PAPEL

Políticos na cadeia


Conhecido na época colonial como Cadeia Velha do Rio de Janeiro, este prédio, uma construção de 1636, foi demolido em 1922 para dar lugar ao atual Palácio Tiradentes, no Centro, onde hoje funciona a Assembleia Legislativa fluminense — e onde, por muito tempo, até a mudança da capital para Brasília, funcionou a Câmara dos Deputados.

O prédio antigo serviu ainda de alojamento para a criadagem da Família Real, em 1808, depois se transformou num presídio e, finalmente, após a Proclamação da Independência, virou sede, em 1826, do primeiro Congresso Legislativo do Brasil.

Aqui, algumas pérolas dos trabalhos da Câmara dos Deputados em 1909, pescadas pelo historiador José Murilo de Carvalho no livro “A Cadeia Velha”, de José Vieira, editado pelo Senado.

Sessão de 14 dezembro:

“Votaram-se hoje mais de cem emendas. Afora os signatários de cada uma e o relator, ninguém prestava atenção, ninguém sabia o que votava.”
Sessão de 29 de dezembro:

Aparte de Irineu Machado, deputado pelo Distrito Federal: “Isso é uma casa de tolerância! Isso não é Câmara!”
Sessão de 9 de agosto:

Deputado Correia da Costa, de Mato Grosso: “Eu acho inútil esta instituição. O Executivo faz o que quer, casa, batiza... Acho inútil.”

Sessão de 2 de junho:

Deputado Cincinato Braga , de São Paulo, contrário à candidatura do marechal Hermes da Fonseca à Presidência da República: “Fazer presidente da República um homem que diz: ‘Hão de verem!'.

Na antiga Cadeia Velha, ficaram presos, misturados a criminosos, prostitutas e escravos, vários inconfidentes mineiros — inclusive Tiradentes. Mas aí é outra história.

Nenhum comentário: