segunda-feira, 5 de novembro de 2012

BONDINHO DE 1924 TOMBA EM CAMPOS DO JORDÃO/SP



Bondinho reformado foi entregue em julho

Tragédia na Estrada de Ferro Campos do Jordão acontece a dois anos de seu centenário; governo do Estado investiu R$ 14 mi em reforma

04 de novembro de 2012 | 17h 03
Gerson Monteiro - Especial para 'O Estado de S.Paulo'
O bondinho envolvido no acidente da Estrada de Ferro de Campos do Jordão (EFCJ) na noite do último sábado,3, que fez três vítimas fatais e deixou 40 feridos, foi reformado e entregue em julho pelo Governo do Estado. A automotriz de prefixo A2 está em operação desde 1924 e já passou por cinco reformas. O investimento na EFCJ foi de R$ 14 milhões em dois anos de trabalhos.



Trem turístico descarrila, mata 3 e fere 40 na Serra da Mantiqueira. Fotos: Rogério Marques
Trem turístico descarrila, mata 3 e fere 40 na Serra da Mantiqueira. Fotos: Rogério Marques
Antes de ser entregue, a A2 passou seis meses em operação assistida. Em sua última reforma, recebeu novas janelas, novas poltronas e o piso foi substituído por emborrachado antiderrapante.
Ao entregar o veículo ferroviário destinado a viagens turísticas entre Pindamonhangaba e Campos do Jordão, o governador Geraldo Alckmin anunciou o investimento feito desde 2001 na recuperação da Estrada de Ferro, que em 2014 completará 100 anos de atividade.
A automotriz envolvida no acidente tem capacidade para 48 passageiros e uma vaga para cadeirante. Sua primeira reforma foi em 1963, quando sua estrutura madeira foi trocada por alumínio.
O secretário de transportes metropolitanos, Jurandir Fernandes, e o diretor da EFCJ, Ayrton Camargo, estiveram no local logo após o acidente. Uma sindicância foi aberta para apurar as causas do acidente e deve demorar 30 dias para ser concluída. A Polícia Civil de Pindamonhangaba deve começar a ouvir as vítimas a partir da próxima semana.

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá sou uma das vitimas do acidente e gostei do seu comentario! Tive que fazer 3 cirurgias, uma no rosto e uma em cada braço, e não tive ajuda alguma da ferrovia ou do governo, alias entrei em contato pedindo ajuda e ate agora nada. Fui a ultima vitima a sair do hospital...fiquei 30 dias internada, minha vida virou de cabeça pra baixo...ainda nem sei as sequelas que vão ficar...
Assinado: Lilian Lima lima.lilian@hotmail.com