quinta-feira, 17 de maio de 2012

EUROPA EM DESESPERO


Crise explode na Europa com corrida bancária

Brasil 247
Crise explode na Europa com corrida bancáriaFoto: Divulgação

RUMOR DE "CORRALITO", COM RESTRIÇÕES DE SAQUES A APENAS 50 EUROS POR CORRENTISTA, LEVAM MILHARES ÀS AGÊNCIAS; BANCOS PODEM QUEBRAR E, DEPOIS DA GRÉCIA, ESPANHA É APONTADA COMO A NOVA BOLA DA VEZ

17 de May de 2012 às 08:33
247 – A Europa amanheceu hoje com rumores de que o governo grego impos um limite de cinquenta euros para retiradas bancárias. A tentativa de reter os fundos dentro do "corralito", como é chamado o impopular semi-congelamento de depósitos bancários, é uma medida desesperada do governo para evitar a quebra do sistema financeiro no país.
Com o temor de que o país deixe a zona do euro, os gregos se apressaram às agências bancárias para sacar o máximo possível de suas contas e assim evitar a desvalorização da moeda. Conforme admitiu o presidente da Grécia, Karolos Papoulias, os saques chegariam a 700 milhões de euros desde as eleições, em 6 de maio. Mas o britânico "Financial Times", citando fontes do setor bancário grego, afirma que teria sido retirado 1,2 bilhão de euro só na segunda e na terça-feira.
A estratégia de congelar os depósitos foi usada na Argentina em dezembro de 2001 pelo então ministro da Economia, Domingo Cavallo, e pelo presidente, Fernando de la Rúa. Dias depois, o mundo assistiu a quebra do país, a moratória das dívidas e em uma crise política marcada pela renúncia do chefe de Estado.
Um eventual pânico no sistema financeiro da Grécia e a saída do país da zona do euro teria implicações em toda a Europa, assim como impactaria em outros mercados pelo mundo. Atenas tem empréstimos a reembolsar a todos os países da União Europeia e a membros do FMI. Só a França tem cerca de € 50 bilhões. A Espanha, em recessão, é apontada como a nova bola da vez.

Nenhum comentário: