terça-feira, 1 de maio de 2012

ESPANHA QUE SE CUIDE: ARGENTINA, BOLÍVIA, QUAL SERÁ O PRÓXIMO PAÍS A DESAPROPRIAR UMA EMPRESA ESPANHOLA?


Bolívia nacionaliza filial de grupo espanhol de eletricidade

Bolívia nacionaliza filial de grupo espanhol de eletricidadeFoto: CHRIS WATTIE/ REUTERS

DEPOIS DA ARGENTINA, QUE EXPROPRIOU A PETROLEIRA ESPANHOLA YPF, GOVERNO DE EVO MORALES ANUNCIA ESTATIZAÇÃO DO GRUPO RED ELÉCTRICA COM CRÍTICAS SOBRE O NÍVEL DE INVESTIMENTOS NO PAÍS

01 de Maio de 2012 às 12:03
247 – Duas semanas depois de a Argentina expropriar a petroleira YPF, da espanhol Repsol, por ter reduzido seus investimentos no país, a Bolívia faz algo semelhante. O governo de Evo Morales anunciou, nesta terça-feira, a nacionalização da filial local do companhia Red Eléctrica, também espanhola. A notícia também foi dada com críticas ao nível de investimentos do grupo em território boliviano e com a ordenação ao Exército de ocupar as instalações da empresa.
“Como justa homenagem a todo o povo boliviano que tem lutado pela recuperação dos seus recursos naturais, pela recuperação dos serviços básicos, nacionalizamos a transmissora de eletricidade em nome do povo boliviano”, disse Evo Morales durante ato na capital, La Paz.
A Red Eléctrica possui uma participação indireta de 99,94% na Transportadora de Electricidad (TDE), que administra mais de 1,9 mil quilômetros de linhas de transmissão de energia. Morales afirmou que a TDE, criada em 1997 durante a privatização do setor elétrico e que está sob controle da Red Eléctrica desde 2002, investiu apenas US$ 81 milhões nos últimos 16 anos. Com informações da Reuters.

Nenhum comentário: