sábado, 19 de maio de 2012

EMBRAER E AS EXPORTAÇÕES


NOSSA REGIÃO
Jornal O VALE
May 19, 2012 - 03:01

Embraer alavanca as exportações de São José


arquivo internet
Venda de aeronaves faz município retomar ritmo de exportações; já Taubaté tem baixa nos negócios
Arthur Costa
São José dos Campos

Puxado pelo crescimento das entregas da Embraer, o volume de exportações de São José subiu 24% no 1º quadrimestre, em relação ao mesmo período de 2011.
Em abril, o crescimento das vendas das empresas da cidade ao exterior foi de 60% na comparação com o mesmo mês do ano passado.
Além de aviões e partes de aeronaves, a exportação de veículos, motores e autopeças resultou no crescimento das vendas, segundo balanço divulgado ontem pelo MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior).
“Um ou dois aviões que a Embraer vende fazem a diferença. São produtos de muito valor agregado”, afirmou o diretor do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) de São José, Almir Fernandes.

Vendas. No primeiro trimestre do ano, a Embraer registrou aumento de 21% no número de aeronaves entregues ante o mesmo período de 2011. Foram 34 aviões entregues este ano, contra 28 no primeiro trimestre do ano passado.
O balanço do MDIC também mostra que a China foi o principal destino das exportações de São José no ano, crescimento de 207% ante o volume do ano passado.
Novamente, as vendas da Embraer explicam o dado. Este ano, a fabricante de aeronaves entregou o jato Legacy 650 ao ator Jackie Chan e firmou contratos com a empresa de leasing chinesa Minsheng, que incluíram a venda de um Lineage 1000, aeronave avaliada em US$ 50 milhões.
Do total de US$ 1,7 bilhão exportado por São José no ano, US$ 308 milhões (17%) foram ao país asiático.

Redução. As exportações de Taubaté, apesar de registrarem queda de 5% em abril ante o mesmo mês do ano passado, cresceram 6% no acumulado do ano. A comercialização de veículos e motores puxa a alta.
As vendas para a Argentina, principal destino das exportações de Taubaté, caíram 12% na mesma comparação.
Para o diretor regional do Ciesp de Taubaté, Fábio Duarte, o setor automobilístico da cidade tem conseguido escapar do embargo a produtos brasileiros promovidos pela presidente argentina Cristina Kirchner pelo fato de serem contratos antigos.
“As empresas têm tido dificuldade para renegociar os contratos, mas a expectativa é de crescimento em maio”, afirma Duarte.

Avaliação. O economista do Nupes (Núcleo de Pesquisas Econômico-sociais) da Universidade de Taubaté, Edson Trajano, afirmou que Taubaté sentiu mais o impacto da redução das importações da Argentina pelo fato de ser mais dependente do mercado automotivo do que São José.

Jacareí registra queda nas vendas
Na contramão de São José e Taubaté, Jacareí registrou queda no volume exportado tanto na comparação entre os meses de abril deste ano ante o de 2011 quanto no acumulado do ano, ambos de 8%. A Latecoere, fabricante de partes de aeronaves e principal exportadora da cidade, caiu 2%. Nos primeiros quatro meses do ano, o montante exportado foi de US$ 79 milhões.

SAIBA MAIS

São José
-Em 2012: US$ 1,7 bilhão
(+24% ante 2011)
-Janeiro: US$ 187 milhões
-Fevereiro: US$ 340 milhões
-Março: US$ 621 milhões
-Abril: US$ 606 milhões

Principais destinos
-1. China
-2. EUA
-3. Argentina
-4. Itália
-5. Holanda
-6. México
-7. Alemanha
-8. África do Sul
-9. Irlanda
-10. Bulgária

principais produtos
-Aviões
-Partes de Aeronaves
-Veículos
-Motores
-Autopeças

efeito
-
Aumento das entregas da Embraer puxou alta das exportações da cidade
Taubaté
-Em 2012: US$ 386 milhões (+6% ante 2011)
-Janeiro: US$106 milhões
-Fevereiro: US$ 96 milhões
-Março: US$ 96 milhões
-Abril: US$ 87 milhões

Principais destinos
-1. Argentina
-2. México
-3. Holanda
-4. Colômbia
-5. Equador
-6. Uruguai
-7. Peru
-8. Chile
-9. Paraguai
-10. EUA

Principais produtos
-Veículos
-Motores
-Autopeças
-Geradores de energia

efeito
-A crise na LG fez com que a exportação de terminais portáteis caísse 96% no ano em Taubaté, segundo dados do MDIC

Parabéns à Embraer, mas devemos fazer as seguintes considerações, pois a reportagem não espelha que por trás destas exportações, existem as grandes importações feitas pela Embraer, como a seguir: FABRICANTES DE MOTORES P/ JATOS • Pratt Whitney (EUA) • General Electric (EUA) • Rolls-Royce (Reino Unido) A aviônica dos aviões da Embraer são fornecidas pela HONEYWELL (EUA), etc... onde conclui-se que 90% dos produtos feitos pela Embraer são importados de empresas americanas e europeias e mais, o governo brasileiro, por acaso, corrijam-me se estiver errado, não subsidia a venda destes aviões através do dinheiro do contribuinte (BNDES)? Quanto que realmente a Embraer fatura e quanto que paga, bruto - despesas = liquido? Não seria 100 - 90= 10? Abaixo as maiores fabricantes de aviões do mundo, fabricantes, começo, meio e fim. • Boeing (EUA) • Airbus (Europa) • Embraer (Brasil) • Bombardier (Canada) • ATR (França) • Cessna (EUA) Aproveitando o ensejo, e os aviões devolvidos que estão "estacionados", onde mesmo? O que serão feitos deles? Os executivos da Embraer já tiveram alguma ideia e solução real?
Comentado por Alvaro Pedro Neves Pereira, 19/05/2012 08:07

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