terça-feira, 8 de maio de 2012

BMW EM S. JOSÉ DOS CAMPOS/SP? BEM QUE PODERIA!

 | 07/05/2012
BMW suspende projeto de fábrica no Brasil
Mas plano segue vivo; montadora quer esclarecimentos do governo




DA REDAÇÃO
Autonews
   Divulgação
Um dos candidatos a ganhar produção nacional é o crossover compacto X1, reestilizado em abril em Nova York
O chefão da BMW, Norbert Reithofer, declarou que o projeto de construção de fábrica no Brasil está provisoriamente suspenso. A afirmação foi feita na última quinta-feira (3), durante a divulgação dos resultados da fábrica alemã no primeiro trimestre desse ano – houve um crescimento de 18%, com lucro líquido de € 1,34 bilhão. Reithofer disse que o projeto de fábrica tem de ser "mutuamente benéfico", com ganhos para o país e também para a montadora.

A declaração do executivo-chefe da BMW foi uma "cutucada" no governo brasileiro, que decretou o novo regime automotivo, mas ainda não se posicionou sobre o que será feito em relação aos importados – pelo regime, a partir de 2013 só os veículos produzidos no Brasil terão descontos no IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados). Ou seja, para erguer a unidade local, a BMW quer uma contrapartida, já que só um carro será montado aqui.

Apesar da afirmação, Norbert Reithofer não descartou a construção da fábrica brasileira da BMW. O executivo disse que as negociações continuam "bem encaminhadas". O plano inicial era anunciar o projeto da fábrica em novembro do ano passado, mas o anúncio da alta do IPI pegou os executivos da marca bávara - e toda a indústria nacional – de surpresa. Até a criação do regime automotivo, Santa Catarina era o estado mais cotado para receber a unidade. 

Nenhum comentário: