quarta-feira, 12 de setembro de 2012

CAMINHÕES FOTON: VOCÊ AINDA VAI TER UM DESSES!!!


Indústria

Chinesa Foton fará caminhões na Bahia

Fábrica será instalada em Camaçari, na Bahia - onde a Ford já produz automóveis

Canhinhão da montadora Foton
Caminhão da montadora chinesa Foton, que terá planta no Brasil (Divulgação)
Dez meses depois de a montadora chinesa JAC anunciar a construção de sua primeira fábrica no Brasil, em Camaçari (BA), na região metropolitana de Salvador, outra empresa automobilística da China prepara-se para desembarcar na Bahia - e, mais uma vez, em Camaçari, cidade que também conta com uma planta da Ford, onde são fabricados os modelos Fiesta e EcoSport. Na sexta-feira, o governo baiano recebe os executivos da Foton Motors do Brasil, subsidiária da Foton Motor Group, maior fabricante chinesa de caminhões, liderada no Brasil pelo ex-presidente do BNDES Luiz Carlos Mendonça de Barros, para assinar o protocolo de intenções de instalação da fábrica no estado.
Com investimento inicial de 300 milhões de dólares, a unidade vai ser instalada em um terreno de 1 milhão de metros quadrados e produzir dois modelos comerciais - a expectativa é de que sejam montados um caminhão leve e um micro-ônibus. A previsão é de que a fábrica comece a operar no fim do ano que vem - antes da unidade da JAC Motors, que tinha previsão de início de atividades para março de 2014, mas cujos planos foram suspensos até que o governo federal divulgue as regras do novo regime automotivo para as montadoras que pretendem se instalar no país.
Inicialmente, a Foton vai apenas montar os veículos com kits de peças fabricadas na China, sistema conhecido como CKD. A operação deve empregar mil pessoas até 2017.
Segundo a Secretaria de Indústria, Comércio e Mineração do Estado (SICM), porém, os planos são de expansão gradual do conteúdo nacional nos modelos da Foton no país, chegando a 65% em 2017, quando a empresa espera produzir 30 mil veículos anuais na planta baiana. O planejamento também prevê a instalação, em quatro anos, de 130 pontos de venda no país e investimentos adicionais de 2 bilhões de reais
Para o diretor executivo da Foton no Brasil, Osmar Hidalgo, a presença de fornecedores automotivos já instalados na região foi importante na decisão de fazer a fábrica na Bahia. A escolha pelo estado foi motivo de comemoração para o governo. “É mais um investimento que consolida a região como um dos mais importantes parques automobilísticos do país”, disse o secretário James Correia. 
(Com Agência Estado)

Nenhum comentário: