quinta-feira, 7 de julho de 2011

ROSA MARIA URBANO COSTA, VÍTIMA DA SAÚDE EM S. JOSÉ DOS CAMPOS/SP


REGIÃO
Jornal O VALE
Julho 7, 2011 - 04:28

São José tem 10 mil na fila de cirurgias

Hospital Municipal hm
Claudio Capucho
Rosa Maria Urbano, de 51 anos não resistiu a espera
Bom Dia São José

A fila não é visível, mas o número assusta: mais de 10 mil pessoas esperam por uma cirurgia em São José.

Os dados divulgados no fim de 2010 pelo Sistema Nacional de Auditoria (SNA) mostraram que a saúde pública em São José pede socorro. Somente para cirurgias 'gerais' nada menos do que 4.010 pessoas aguardavam na fila. Uma espera que pode chegar a quase quatro anos.

A capacidade do município e a necessidade da população também divergem.
Entre consultas e cirurgias haviam 84.022 pedidos para 11.158 vagas oferecidas pelo município. "É frequente, cada vez mais frequente a procura por ajuda. Algumas pessoas chegam a óbito de tanto esperar. Os familiares só descobrem que a defensoria poderia ajudar depois", disse uma funcionária da Defensoria Pública de São José dos Campos.

Tarde. Rosa Maria Urbano, de 51 anos não resistiu a espera. Há cinco anos, a cozinheira peregrinou por postos de saúde de São José com diagnóstico equivocado para mioma. Em Guaratinguetá, a família descobriu um câncer no útero. Não houve tempo. "Não foi fácil. Ficamos revoltados", disse a filha de Rosa, Taiana Urbano.

Outro lado. A Secretaria de Saúde informou que está ampliando a prestação de serviço nos hospitais. Informou ainda que passou de 26 mil consultas por mês em 2010 para 36 mil neste ano e de 210 mil exames em 2010 para 335 mil neste ano.
Com as coisas desse jeito como o pessoal explica uma sobra de recursos que deveriam ser aplicados na saude num total no ano passado de 15milhoes de reais, falta mesmo é uma administração competente, não adianta ficarmos arrumando desculpas, a fila para cirurgia de acordo coma reportagem é de 10mil vamos imaginar que 70% fosse de fora de sjcampos ainda assim teriamos uma fila enorme e com recursos de fora, contratar mais profisionais seria a solução, estão sobrando leitos nos hospitais como antoninho, leitos que poderiam ser usados se houvese um bom convenio da prefeitura mas, o dinheiro sobra e a população sofre, e os senhores ficam comparando sjcampos com outras admiistração para se justificar da imcompetencia e abandono da população, vergonha!
Comentado por cidadãoconciente, 07/07/2011 08:25
Cadu, concordo com suas palavras, mas não é inteligencia que falta mas sim honestidade e respeito com o povo, pq inteligencia de lavar dinheiro, subornar, fraudar e criar novas formas maquiavélicas de lavar nosso dinheiro isso eles têm. Relamente, se nossa cidade não fosse invadida por sangue suga que vem de outras cidades talvez teríamos maiores condições de atender os moradores de SÃO JOSÉ.
Comentado por descrente, 07/07/2011 07:42
São José é uma cidade de referência. Somos um polo industrial. As pessoas vem de fora atrás de emprego, atrás de qualidade de vida. Aqui viovem, aqui pagam seus impostos. Porque pensar que somente na área de saúde não se torne referência. Isto é um fato, temos que estra capacitados para isto. A prefeitura, através de más políticas de gestão, diz não a programas como o SAMU, disse não por anos ao Programa de Saúde da Família, isto nos atrasou. Hoje a saúde de SJC é uma piada, sobretudo se pensarmos que na época da criação dos agentes comunitários de saúde éramos a novidade, os mais avançados. A saúde de SJC só tem descaso e marcha a ré. O salário dos médicos é parte do processo que nos levará para a terceirização de tudo. Faço um convite em nome do cidadão joseense : A reportagem de OVALE poderia fazer umas fotos do salção da emergência, poupando o rosto dos pacientes isto é possível. Sabe porque isto nunca vai acontecer, a vergonha é mucho grande. Ao médico da rede pública cabe o papel de explicar a fila de milhares de pessoas, não tem especialista, não tem exame, não tem cirurgia, o que não tem mesmo é vergonha. Curi, pede prá sair
Comentado por gerente de filas, 07/07/2011 07:40
E ainda tem gente que apóia Copa do Mundo aqui, se não temos nem hospitais e escolas decentes??? Cadê o Hospital Regional de São José dos Campos??? Mais uma vez ficou na conversa e no estelionato eleitoral como é de costume???
Comentado por O PROFETA D'O VALE, 07/07/2011 07:01
Muitos acham a saúde de São José dos Campos ruim mas já viram quantas pessoas vem de fora de nossa cidade procurar cirurgias e atendimentos aqui?? Já houve casos até de pessoas vindo do Sul de Minas ou do Sul do Estado do Rio de Janeiro onde a saúde está em estado precário. Não estranhem se vir gente até da Baixada Fluminense ou da Grande São Paulo... Isso não coloco na conta o pessoal que vem de cidades vizinhas e inclusive de Jacareí, onde alguns petistas gabam-se dizendo que a saúde é boa e metem o pau na saúde de nosso município. Pois é, muitos só acham problemas mas cadê a solução?? Dinheiro tem de sobra, afinal pagamos os impostos mais altos do mundo e ainda dá-se o luxo de aumentar abusivamente o salário da cupula do Executivo, Legislativo e do Judiciario nas três esferas da Administração Pública. Basta acabarem com a roubalheira descarada, a gastança inutil e racionalizar o uso do dinheiro público... Não precisa nem de uma nova CPMF, o que basta é ser inteligente...
Comentado por Cadu SJC, 07/07/2011 06:58
o luciana,a saude é publica´é o mesmo que concurso publico,sendo assim..............
Comentado por g.santo, 07/07/2011 06:44
EM QUANTO ISSO NO PAÇO, OS ASPONES TÊM O MELHOR COMPUTADOR, COM TELINHA LCD E PROGRAMINHA WINDOWS 7 DE PRIMEIRA CATEGORIA, COM IMPRESSORA DE ULTIMA GERAÇÃO ,PARA FICAR SE COMUNICANDO PELO MESNGER E LER EMAIL PARTICULAR!
Comentado por SINDICATO, 07/07/2011 06:27
O PROGRAMA QUE GERA CONSULTAS, OS EQUIPAMENTOS DE INFORMÁTICA, COMPUTADORES,SOTWARES,MEMÓRIAS,IMPRESSORAS,VELOCIDADE DE SINAL DE REDE INSTALADOS NAS UBS ESTÃO TODOS OBSOLETOS, ULTRAPASSADOS,LENTOS,E A SECRETARIA DA SAUDE SIMPLESMENTE FECHA OS OLHOS PARA O QUE ESTÁ ACONTECENDO! OS SERVIDORES QUE TRABALHAM COM ESSE SISTEMA SÃO VERDADEIROS SUPER-HERÓI,ENQUANTO QUE, A POPULAÇÃO É OBRIGADA A ESPERAR NAS FILAS PARA SER ATENDIDA!
Comentado por URBAN, 07/07/2011 06:19
O problema nisso, é... Alguem ja viu o numero de pessoas de FORA de São José e que não sejam necessariamente referência para tratamento, e que estão na fila? parentes de pessoas de outras cidades e até estados, que dão endereço como de São José para serem tratados... Existe esse lado também. todos querem o bem de seus familiares, porém, a verba é repassada de acordo com a população joseense e não pessoas de fora.
Comentado por Luciana, 07/07/2011 04:54

Nenhum comentário: